AMBIENTE DE COMPRAS: O QUE LEVA O CONSUMIDOR A OPTAR POR UM DELES?

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 263


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Neidy Christo , Gustavo Do Sacramento Albertino , José Carlos Simão , Juliana Da Silva Coimbra , Jocelino Antonio Demuner

ABSTRACT
O presente estudo visa contribuir com as discussões existentes a respeito do assunto sobre comportamento do consumidor que efetua compras em ambientes de lojas físicas e virtuais, com o propósito de verificar se existem fatores que influenciam o consumidor em optar por realizar suas compras em um determinado ambiente. Levando em consideração o crescimento que o e-commerce vem atingindo ao longo dos anos, foram explorados alguns estudos que apontam os principais fatores que influenciam os consumidores na hora de realizar compras e decidir onde irão optar por fazê-las.  Um questionário com 10 perguntas fechadas foi aplicado por meio virtual para uma amostra de 231 consumidores, na região metropolitana da Grande Vitória, com pré-requisito que o respondente já tivesse comprado em lojas virtuais e lojas físicas. Além de identificar os principais aspectos influenciadores, foi também objetivo deste trabalho, mensurar quão influenciáveis são as características específicas de cada ambiente de comércio sobre o cliente, na hora de decidir onde realizar sua compra. O método adotado é de natureza quantitativa, de nível descritivo e a aplicação do teste Qui-quadrado que buscou verificar a significância estatística entre as variáveis. A análise de dados dos resultados indicou os fatores que os consumidores consideram mais relevantes na hora de decidir onde comprar.

Palavras-chave: Loja física; loja virtual; ambiente de compra; influência; comportamento; consumidor.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Maria Da Penha Marques Da Silva 09-02-2021 09:50:35

O artigo respondeu seu objetivo e, de maneira geral, foi bem trabalhado e trouxe conceitos teóricos que enriqueceram a discussão proposta. Além disso, abordou um tema bastante atual e relevante, principalmente para empresas. No entanto, acredito que a análise dos dados poderia ser mais clara. O ambiente virtual vem ganhado mais espaço, o próprio artigo traz essa informação. Todavia, essa procura é condicionada ao acesso a internet. E considerando a conjuntura social e econômica do Brasil, pode-se dizer que a elevação de compras em ambientes virtuais está também relacionada diretamente com a inclusão digital?

Foto do Usuário Andreinna Kelly De Melo Chagas 09-02-2021 09:50:35

A análise de dados te deu o resultado esperado no artigo ?

Foto do Usuário Marcelo Dos Santos Alves 09-02-2021 09:50:35

“O Brasil enfrentava um cenário de pandemia do Corona Vírus (covid19), que impôs o isolamento social em grande parte do mundo, forçando os consumidores a buscarem alternativas para continuar dispondo de produtos e serviços”. Neste sentido, pode-se afirmar que os negócios virtuais tendem a dominar grande parte do mercado físico?

Artigo com o texto fluido e fácil de compreender. Mas de acordo com essa pesquisa, mais de 50% dos entrevistados possuía ensino superior, o que talvez não coincida com a realidade da maioria dos brasileiros. O mesmo vale para o acesso à internet. Assim, não seria mais interessante amostras mais heterogêneas? Ou o objetivo do artigo era realizar a pesquisa com pessoas que possui ensino superior e tenha acesso à internet?

Foto do Usuário Luis Henrique Da Costa 09-02-2021 09:50:35

Prezados Autores, Excelente Artigo, é de fácil assimilação e o tema é de grande importância para os dias atuais onde pequenas, médias e grandes empresas que precisam se reinventar e dar uma nova amplitude em seus negócios.

Foto do Usuário Vanessa Rodrigues Colares 09-02-2021 09:50:35

Minha sugestão é que deem continuação na pesquisa pós-pandemia. E fica o questionamento: em tempos de pandemia ambientes físicos que não partilham também de ambientes virtuais sobrevivem como?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.