PROPOSTA DE INDICADORES DE GESTÃO DE RISCOS EM PROJETOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM UM CENTRO DE NANOTECNOLOGIA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 275


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Hélio De Assis Pegado , Luís Otávio Nogueira Campelo

ABSTRACT
Este artigo propõe uma metodologia para a análise, mensuração e gestão de riscos inerentes a execução de projetos de inovação tecnológica no âmbito da nanotecnologia, apresentando uma proposta de metrificação por meio de três indicadores. A metodologia foi implementada ao longo do acompanhamento do ciclo de vida de dois projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) realizados no Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno da Universidade Federal de Minas Gerais (CTNano - UFMG) e o resultado dos seus indicadores (efetividade no tratamento de riscos em projetos - 50%; risco de execução do projeto  46%; e prevenção de riscos - 30%), foi analisado e interpretado. Esta pesquisa serve como base para o aprofundamento das discussões e percepções acerca da mitigação de riscos em projetos de inovação tecnológica de forma a potencializar os resultados e impactos positivos gerados pela crescente demanda de desenvolvimento de produtos com nanomateriais incorporados.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Eduardo Zeferino Maximo 09-02-2021 09:50:35

Introdução: Clara com boa definição do objetivos e problema da pesquisa. Metodologia: Na parte de metodologia, o autor deixa claro os passos que irá executar, facilitando, vale apenas pensar se realmente é uma pesquisa social, visto que ela se inclui métodos de observação qualitativa e quantitativa. Revisão da literatura: O referencial teórico é incipiente, na verdade não existe. Resultados: os resultados não possuem uma estruturação com a revisão da literatura. O Artigo demonstra um ótimo potencial, havendo a necessidade principal de ajustes na revisão de literatura, para realizar uma melhor definição e apoio dos resultados.

Estudo atual e de extrema relevância. A pesar do estudo possuir apenas 2 amostras, apresenta resultado relevante para a gestão de riscos em projetos de inovação tecnológica.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.