OS EFEITOS DO REGIME DE METAS DE INFLAÇÃO NA POLITICA DE COMBATE A INFLAÇÃO E O SEU EFEITO NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NACIONAL (DE 1999 A 2019): UMA ABORDAGEM TEÓRICA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 6


Certificado de publicação:
Certificado de Jeferson Cararo

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Jeferson Cararo

ABSTRACT
RESUMO: Ao longo das últimas duas décadas do século passado, fatos econômicos balizaram os rumos das economias nacionais contemporâneas, ocasionando às crises monetárias, financeiras e cambiais, que acabaram por revelar um processo comum subjacente à instabilidade econômico-financeira dos países emergentes. Como consequência, e também como resposta a este cenário, no início da década de 1990, alguns países adotaram, de forma pioneira, em suas economias o sistema de política econômica, denominado de Regime de Metas de Inflação (RMI), com a finalidade de exercer maior controle sobre este cenário econômico metamórfico. O Brasil adotou este sistema em 1999, e desde então vem sendo alvo de críticas de especialistas das mais variadas correntes de pensamento econômico quanto à condução da política monetária, especialmente no que se refere aos determinantes da taxa SELIC, que vem impedindo que a economia nacional obtenha taxas de crescimento condizentes com a resolução dos problemas econômicos nacionais, além de discutirem sobre a independência do Banco Central. Portanto, frente a este cenário é que se insere o objeto deste estudo, que se propõe discutir a adoção do Regime de Metas de Inflação e a posição do Banco Central, frente ao crescimento e desenvolvimento econômico nacional.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Raquel Do Nascimento Aquino 09-02-2021 12:50:35

Sugestão: O período 1999 a 2019 só aparece no título, seria interessante incluir no desenvolvimento o período mencionado bem como sua respectiva análise. É importante revisar aspectos gramaticais, nomeadamente: acentuação gráfica, concordância verbal e colocação de pronomes. Pergunta: Os efeitos da RMI foram positivos ou negativos no período 1999 a 2019?

Foto do Usuário Lopes Clarice Sabbatini Capella 09-02-2021 12:50:35

Artigo muito interessante, como sugestão, gostaria que o autor se aprofundasse mais no período estudado e que fosse feita uma revisão ortográfica. Minha pergunta é: Para o autor o RMI foi bom para a economia?