APLICABILIDADE DA LEI 13.709/2018, LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD) NOS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE BESSA E GWA.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 276


Certificado de publicação:
Certificado de Sérgio Chaves Caldas

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Sérgio Chaves Caldas , Adriel Henrique N. Souza , Jaqueline Stefany C. Sobrinho , Vanessa Da Silva Santos , Wellington Francisco Silva

ABSTRACT
Tendo em vista que com o surgimento da LGPD, lei 13.709/2018, se faz necessário e relevante o presente estudo, a fim de apresentar soluções acadêmicas, sociais e organizacionais para os objetos de estudo, o Escritório de contabilidade GWA e Contabilidade Bessa . Com intuito de investigar a influência da lei 13.709/2018, Lei Geral de Proteção de Dados, nos escritórios citados. Objetiva esclarecer e auxiliar o escritório GWA quanto a sua adequação à lei, para que o mesmo consiga atuar dentro da exigibilidade no momento em que entrar em vigor. Em contrapartida o escritório Bessa, que já utiliza dos recursos necessários aos quais a Lei determina,  nos permitirá conhecer a forma no qual os sistemas são operados e as medidas que se fizeram necessárias para a adaptação. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa, trazendo uma abordagem indireta, com a finalidade de expandir o conhecimento sobre o tema proposto. A princípio, como fora identificado pelos pesquisadores deste projeto, há duas condições apresentadas. A primeira sendo na empresa Bessa, que já tem conhecimento da Lei Geral de proteção de Dados e tem procurado se adequar ao que acredita ainda ser necessário em questão de estrutura para receber a nova Lei. Já a empresa GWA, ainda não possui todos os conhecimentos necessários para que no momento em que a Lei entrar em vigor, ela esteja dentro dos padres exigidos. Diante disso, considerando as duas vertentes dos escritórios, o grupo de pesquisadores pode compreender que existem escritórios que de fato estão preparados para a implantação da lei e possuem conhecimento dela, mas que também existem escritórios que por mais que a lei já esteja às portas de ser implementada, ainda se encontram deficientes quanto às mudanças e melhorias que necessitam ser feitas para que estejam dentro dos padrões da mesma.

Palavras-chave: LGPD; Aplicabilidade; estruturação; Influencia;

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Sérgio Chaves Caldas 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem estruturado e tema super atual. Autores apresentaram o problema de pesquisa, Objetivo geral e especifico bem alinhado com a pesquisa.

Foto do Usuário Andreza Conceição Silva De Lima 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem estruturado e alinhado com o objetivo proposto. Tema super atual.

Foto do Usuário Lucas Tadeu Lima 09-02-2021 09:50:35

Este artigo muito recente e estudei este semestre sobre a LGPD. Parabens.

Foto do Usuário Jose Arilson De Souza 09-02-2021 09:50:35

Conteúdo com relevante contribuição para a área de pesquisa observado a atualidade do tema

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.