Gestão Participativa: ferramentas de estímulo à participação da comunidade no processo decisório de uma escola municipal da cidade de Vitória de Santo Antão – PE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 285


Certificado de participação:
Certificado de Wendell De Moura Domingos

Certificado de publicação:
Certificado de Wendell De Moura Domingos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Wendell De Moura Domingos , Ana Carolina Messias De Souza Ferreira Da Costa , Yákara Vasconcelos Pereira

ABSTRACT
Assegurada pela legislação desde a constituição de 1988 a gestão participativa nas escolas só deixou de ser utopia na metade da década de 1990, quando um modelo menos autoritário e mais inclusivo de gerenciamento escolar encontrou espaço e ambiente político favorável. O presente trabalho teve como objetivo investigar as ferramentas de estímulo à participação da comunidade local nos processos decisórios de uma escola localizada na zona periférica do munícipio de Vitória de Santo Antão – PE. Para tanto, foi utilizada uma abordagem do tipo qualitativa. Na coleta de dados adotou-se a pesquisa bibliográfica e análise documental, além da realização de entrevistas semiestruturadas com a gestão, coordenação pedagógica e funcionários da instituição. Os resultados permitiram observar que as ferramentas percebidas pela escola como fomentadoras de participação são exigências legais do Estado para permitir a transparência e a descentralização do poder de decisão; e, ainda que sejam bem estruturadas, apresentam lacunas, como a escolha dos membros dos conselhos, que podem impedir a efetiva democratização de suas decisões.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Mirella Patrícia Bonfim Neves 09-02-2021 09:50:35

Trabalho fantástico. Atual, relevante, claro e bem apresentado. A discussão levantada é coerente com o objetivo proposto e possui uma contribuição enriquecedora para a temática. Parabéns aos autores pela pesquisa desenvolvida!

Foto do Usuário Albino Alves Simione 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem redigido As categorias apresentadas foram desenhadas de forma correta e avaliação devidamente enquadrada com as técnicas de análise de dados qualitativos aplicados ao estudo da governança/gestão participativa no contexto da educação (escola) Revisão de literatura acertada e condizente com o objectivo do estudo; Análise e discussão esclarecedora e importante para a produção de conhecimento para o campo em que o artigo se enquadra.

Foto do Usuário Wilma Pedroza De Rezende 09-02-2021 09:50:35

Os autores do artigo apresentaram um tema relevante e excelente fundamentação teórica, metodologia adequada ao objetivo de investigar as ferramentas de estímulo à participação da comunidade local nos processos decisórios de uma escola localizada na zona periférica do munícipio de Vitória de Santo Antão , PE. Os resultados apresentados foram de forma esclarecedora e que serve de base para futuras pesquisas. Wilma Pedroza de Rezende

Foto do Usuário Claudio Alencar 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bastante interessante, precisando melhoras algumas partes no referencial teórico, nos resultados e na conclusão do trabalho.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.