CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO EM SAÚDE - UAB/UFRGS: PERFIL DOS ALUNOS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 263


Certificado de participação:
Certificado de Rita de Cassia Nugem

Certificado de publicação:
Certificado de Rita de Cassia Nugem

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rita De Cassia Nugem , Ronaldo Bordin , Jaqueline Silinske

ABSTRACT
O Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) oferece cursos, no âmbito do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), voltados à criação de um perfil nacional do administrador público, propiciando a formação de gestores que utilizem uma linguagem comum e compreendam as especificidades das esferas municipal, estadual e federal. Objetivo: descrever o perfil dos alunos que foram selecionados e concluíram a segunda edição do Curso de Especialização de Gestão em Saúde, modalidade a distância, realizado no âmbito do PNAP/UAB, em conjunto com a Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS), no período 2013-2015. Métodos: pesquisa documental junto às fichas de inscrição ao processo seletivo (n= 911) e formulários de matrícula dos alunos (n=312), com emprego de estatística descritiva. Resultados: o edital apresentou inscritos provenientes de 106 distintos municípios (21,3% do total do RS). Dos 312 alunos que iniciaram o curso, 79 (25,3%) o concluíram, residentes em 48 distintos municípios. Entre os concluintes, houve preponderância do sexo feminino (81%), graduados em enfermagem e administração (43,7%) e servidores estatutários ou celetistas (63%). Dos 312 alunos que iniciaram o curso, 191 (61,2%) continuaram ativos após a primeira avaliação escrita, sendo que 104 (33,3%) concluíram todas as disciplinas. Conclusão: Apesar da baixa taxa de retenção, se obteve ao menos um profissional especializado para 48 (9,7% do total) municípios do Rio Grande do Sul, conformando alta abrangência a um custo efetivo reduzido.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Carlos Alberto Pegolo Da Gama 09-02-2021 09:50:35

O artigo é muito interessante, no entanto poderia ter incluído mais informações para caracterização dos profissionais e os motivos do abandono.

Foto do Usuário Denise Alves Guimarães 09-02-2021 09:50:35

Um trabalho muito importante! Gostaria de fazer uma sugestão em relação ao resumo: a conclusão traz: ''Apesar da baixa taxa de retenção...'' Acho que valeria a pena completar que essa baixa taxa de retenção é em referência à realidade brasileira, pois chama a atenção uma conclusão de apenas 25,3%... Será que não valeria a pena abordar essa realidade nacional na introdução?

Foto do Usuário Gina Casagrande 09-02-2021 09:50:35

Trabalho de relevância diante de tantos desafios na educação em saúde. Ofertar vagas e conhecer o perfil dos candidatos é fundamental para estabelecer estratégias e contemplar as necessidades.

Foto do Usuário Gina Casagrande 09-02-2021 09:50:35

Trabalho de relevância diante de tantos desafios na educação em saúde. Ofertar vagas e conhecer o perfil dos candidatos é fundamental para estabelecer estratégias e contemplar as necessidades.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.