TRAJETÓRIAS EM PROCESSOS INOVATIVOS: experiências na pecuária familiar na região da Campanha Gaúcha

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agronegócios

Acessos neste artigo: 250


Certificado de publicação:
Certificado de Tatielle Belem Langbecker

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Tatielle Belem Langbecker , Alessandro Porporatti Arbage , João Garibaldi Almeida Viana

ABSTRACT
No cenário agrícola atual, abre-se espaço a novos paradigmas focados no conhecimento e nas habilidades dos produtores rurais, superando o paradigma inaugurado com a modernização agrícola. Esta pesquisa investigou uma categoria social de produtores inseridos na região da Campanha do Rio Grande do Sul: os pecuaristas familiares. Para esta categoria social, a modernização agrícola parece não ter se completado, ao contrário de outras atividades agrícolas inseridas no mesmo cenário. Assim, aliando a realidade empírica com a economia evolucionária e os aportes sobre inovação, surgem alternativas analíticas que aproximam pecuária familiar e processos inovativos. Com isso, pensando nas possibilidades de formatos que ocorrem as inovações nos sistemas produtivos da pecuária familiar, este artigo traz como objetivo geral: identificar as características de processos inovativos em atividades produtivas da pecuária familiar. Para tanto, identificou-se três iniciativas distintas de processos inovativos na pecuária familiar na Campanha Gaúcha e, através de uma abordagem qualitativa, desenvolveu-se um estudo de casos múltiplos. Percebe-se que a pecuária familiar tende a adaptar tecnologias inseridas em suas atividades, especialmente por processos externos às unidades da pecuária familiar, de acordo com suas trajetórias e experiências na atividade, aproximando ao que a perspectiva teórica traz sobre a inovação.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Pedro Afini Gaiotti 09-02-2021 09:50:35

O trabalho está muito bem desenvolvido, com excelentes informações e apresenta uma boa contribuição para o tema tratado. Você acredita que o que foi observado na região, referente aos processos inovativos na produção de leite tende a se extender a outras regiões do país ?

Foto do Usuário Marcio Roberto Konzen 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante para novas discussões, com novas ferramentas e tecnologias disponíveis o aumento de produção da agricultura familiar ressurge a necessidade do homem no campo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.