ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL DA ASSOCIAÇÃO DOS PEQUENOS PRODUTORES IRRIGANTES DA REGIÃO FELICIDADE (APIF) DO MUNICÍPIO DE HIDROLÂNDIA - GO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 223


Certificado de publicação:
Certificado de STEFANY PEREIRA CRUVINEL

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rodrigo Moreira De Paula , Amanda De Oliveira Marinho , Andre Chagas De Sousa , Stefany Pereira Cruvinel

ABSTRACT
A empresa rural é aquela que explora a capacidade produtiva do solo por meio do cultivo da terra, da criação de animais e da transformação de determinados produtos agrícolas. O campo de atividades da Empresa Rural pode ser dividido em três grupos distintos: produção vegetal, produção animal e indústrias rurais. Já as Associações de Produtores Rurais são constituídas pela união de produtores agrícolas e de famílias de uma determinada região para o alcance de objetivos comuns para aquela comunidade. Este trabalho adotou a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, com aplicação de questionário para analisar como é a organização contábil da APIF, tendo como objetivo mostrar como é feito o controle interno em termos de contabilidade da Associação dos Pequenos Produtores Irrigantes da Região Felicidade (APIF). Desta forma, o problema de pesquisa que se estruturou à frente foi como fazer uso das técnicas e procedimentos contábeis para gerenciamento de tomadas de decisões de Associações Rurais? Esta pesquisa justifica-se por ressaltar a importância da contabilidade no meio rural, como ela pode influenciar de maneira positiva os controles internos. Os resultados apontam que, para a maioria dos associados, a contabilidade proporciona um aumento da lucratividade e mantém um padrão de organização da propriedade. Os entrevistados acreditam que a Associação necessita da intervenção da Contabilidade. Além disso, cerca de 90% dos entrevistados afirmaram que a associação realiza de maneira coerente o repasse referente ao pagamento. Por fim, os produtores apresentam como falhas da APIF o fato de não serem oferecidos cursos na área contábil e consultoria. Portanto, os associados necessitam de conhecimento para poder identificar custo variável, custo fixo e despesas, que são aspectos primordiais para controle e gerenciamento da propriedade. 
Palavras-chave: Contabilidade. Empresa Rural. Custos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jose Auricícero Sousa Silva 09-02-2021 09:50:35

Trata-se de excelente material sobre as atividades dos pequenos produtores, tendo como foco o estudo a área financeira/contábil.

Foto do Usuário David Pedroso De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

SUGESTÃO: Melhoria e atualização da Metodologia. PERGUNTA: Poderia indicar um tema para continuidade desse estudo?

Foto do Usuário José Antonio Marcelino 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante, faz necessário algumas correções da norma da ABNT e fazer uso de referências mais atualizadas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.