ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE OS AVANÇOS DAS PUBLICAÇÕES ACERCA DA TEMÁTICA DA ECONOMIA CIRCULAR

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 226


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gilson Scholl Pires , Cyntia Meireles Martins

ABSTRACT
EC é apresentada como um sistema alternativo, uma vez que é baseado em conceitos regenerativos, sustentáveis e circules, estabelecendo com que uma matéria (insumo ou resíduo) seja reutilizada diversas vezes ao longo de vários ciclos de cadeias de suprimento como forma de valorização do insumo usado e o produto fabricado. Este trabalho objetivou verificar os conhecimentos científicos apresentados nas publicações entre 2011 a 2020 sobre economia circular. Utilizou a pesquisa bibliográfica e o levantamento de dados em uma base de dados, por meio do código “Circular Economy”, sendo encontrados, após refinamento da pesquisa 61 publicações. Assim, compreende-se que existe uma estruturação teórica sobre o tema, bem como estudos sobre a sociedade, o governo e as empresas. Mas é notória uma lacuna de conhecimento que retrate pesquisas quantitativas específico em organizações, em regiões emergentes, como o Brasil ou estudos que apresentem índices que meçam o nível de adoção da EC nas empresas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fábio Rogério De Morais 09-02-2021 09:50:35

O tema é relevante e o artigo esta bem delineado como projeto inicial de estudo, mas a maior fragilidade é o método (revisão - metanarrativa, sistematizada, etc?). Isso precisa ser melhorado para elevar o artigo à condição de publicável em periódico. Consequentemente, melhorar a análise de dados e considerações finais.

Foto do Usuário Alyne Sehnem 09-02-2021 09:50:35

Acredito que o tema desenvolvido seja bem pertinente e necessária a sua inclusão nas matrizes curriculares do ensino brasileiro, desde a educação infantil. Percebe-se a fragilidade do método utilizado e consequentemente o desenvolvimento do artigo (análise de dados e considerações finais).

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.