OS IMPACTOS DA GLOBALIZAÇÃO NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Globalização e Internacionalização de Empresas

Acessos neste artigo: 5


Certificado de publicação:
Certificado de VICTOR BORGES DA SILVA

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Edson Aparecida Araujo Querido Oliveira , Victor Borges Da Silva , Marilsa De Sá Rodrigues

ABSTRACT
A globalização é um fenômeno influenciado pelos avanços tecnológicos, meios de comunicação e informação. Esse evento apresenta-se como algo unificador de povos e nações, encurtando os meios de comunicação, bem como modificando as relações financeiras e econômicas. Porém, todos esses benefícios para muitos não passam de fábulas, na qual a verdadeira face da globalização não é tão boa quanto aparenta. Neste contexto, o objetivo deste artigo foi apresentar os conceitos de pós-modernismo e globalização, demonstrando alguns impactos negativo do processo de globalização na pós-modernidade. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas principais bases de dados científicos disponíveis, como por exemplo: Web of Science, Scielo, Capes e Scholar. Dessa forma, verificou-se muitos autores afirmam que a globalização não é tão perfeita como aparenta, uma vez que aprofunda as desigualdades locais, tornando a sociedade menos unida, fortalecendo o consumismo. Outrossim, foi evidenciado que o avanço tecnológico, além de ser um marco do fenômeno da globalização, também é uma das características da pós-modernidade. Para alguns autores, os meios de comunicação e informação são ferramentas utilizadas por poucos atores com o objetivo de ludibriar a população, influenciando o culto ao consumo e, a mídia, ao invés de informar, confunde. Assim, conclui-se que o processo de globalização, acontecimento que deveria unificar o mundo, apenas favorece os países mais ricos, que dominam os meios de comunicação e informação, em detrimento dos países mais pobres, aprofundando a desigualdade social e fomentando o culto ao consumo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rodrigo Miguel Dos Santos 09-02-2021 12:50:35

Tema Relevante, com ótima redação e estruturação do artigo. Foram elencados referenciais que facilitaram a compreensão do estudo.

Foto do Usuário Dione Gelton Da Silva 09-02-2021 12:50:35

Tema de grande valia, artigo composto por uma dissertação e estruturação bem elaborada e convincente.

Foto do Usuário Luiz Rodolfo França Pinheiro 09-02-2021 12:50:35

O assunto da globalização e do pós-modernismo são muito interessantes, pois trazem à discussão conceitos e posições importantes para entendermos a dinâmica da sociedade atual. Sugestão: na metodologia, apontar a quantidade de artigos analisados e o processo de filtragem. Pergunta: dos males apontados à globalização, em seu ponto de vista, quais são os mais prejudiciais à sociedade?

Foto do Usuário Juliana Bárbara Moraes 09-02-2021 12:50:35

O trabalho possui tema relevante e contemporâneo, com a utilização de metodologia coerente com os propósitos do trabalho, sendo que os resultados foram satisfatórios. Sugestões: 1-Trazer uma literatura mais atualizada e contemporânea de maneira a favorecer o estado da arte na área pesquisada, considerando ainda que a temática está diretamente ligada à aspectos e características da atual sociedade mundial e os resultados apontam que o fenômeno da globalização “está mais em voga na atualidade do que se pode imaginar”. 2-Detalhar a metodologia utilizada. Como os achados do estudo contribuíram para o estado da arte na área de pesquisa? Que outras sugestões você daria para pesquisas futuras?

Artigo extremamente relevante, que gera discussão e reflexão das consequências da Globalização na atualidade. As sugestões tendenciosas perpassam a vida humana. Acredita-se que o conhecimento, atitudes mais igualitárias e o posicionamento crítico, podem levar a uma vivência mais livre. De maneira concreta, o que o autor do artigo sugere para que possamos viver de maneira mais crítica e livre dessa sugestões tendenciosas?

Foto do Usuário Dejair Dutra De Souza 09-02-2021 12:50:35

O artigo traz reflexões importantes sobre o tema. Uma vez que é importante observar os reflexos que a sociedade de consumo propiciam para as relações sociais em todas as partes. Também é evidenciado os aspectos negativos do fenômeno da globalização, embora haja a percepção de que ela seja unicamente positiva. Gostaria de questionar ao autor se ele vê alguma forma desse fenômeno deixar de trazer tantos impactos negativos para a sociedade?