CARREIRA FEMININA E O TETO DE VIDRO: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA EM DIFERENTES SETORES

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 298


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luciana Scherer , Carolina Back Olegário , Paola Vogt , Louise De Lira Roedel Botelho , Graciele Machado Eberhardt

ABSTRACT
Atualmente, a mulher vem sendo reconhecida por ocupar o seu espaço na sociedade, buscando sua ascensão profissional, deixando de ser vista apenas como uma dona de casa. Assim, para muitas mulheres ascender na carreira, implica na superação de barreiras, as quais elas têm de enfrentar diariamente em suas jornadas profissionais. Dentre estas barreiras está o chamado “Teto de Vidro”, termo em inglês “Glass Ceiling”, o qual foi introduzido nos Estados Unidos em 1986, progredindo para uma teoria que versa sobre a carreira feminina, representando a presença de obstáculos existentes nas organizações, os quais afetam a passagem das mulheres aos níveis hierárquicos mais altos no ambiente organizacional. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar a carreira feminina por meio da Teoria do Teto de Vidro. Para a concretização deste, utilizou-se análises bibliográficas que verificam a ocorrência desse fenômeno em carreiras femininas. No primeiro momento identificou-se o caminho da mulher ao longo dos tempos para as organizações. Posteriormente, verificou-se a trajetória das mulheres nas organizações, surgindo a necessidade de estudos que buscassem compreender a pouca representatividade das mulheres dentro das empresas. Em seguida, analisou-se a carreira feminina e por fim, o teto de vidro, fenômeno que se manifesta nas trajetórias ascensionais das mulheres. Os resultados apontaram que mesmo com o aumento do número de mulheres no mercado de trabalho ainda há uma grande discrepância em questões de salários, cargos de destaque, promoções e o tratamento que estas recebem comparado aos homens na sociedade em geral. Contudo, a relevância deste estudo consiste em identificar a importância da carreira feminina e a presença do Teto de Vidro nas organizações, mostrando a força da mulher e o que ela representa dentro da empresa.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

O tema em questão é muito apropriado... sugiro a inclusão do tópico metodologia. Mesmo sendo uma revisão de literatura seria interessante disponibilizar e esclarer questões como: qual o critério para a inclusão de estudos? qual o critério para a exclusão de estudos? No geral a escrita é muito boa e o tema bem pertinente. Parabéns, desejo sucesso.

Foto do Usuário Natiane Guarda Dos Santos Mattos 09-02-2021 09:50:35

. O título do texto buscar criar curiosidade no autor? Porque não vi muita relevância do título mesmo após ler todo artigo. Sugiro mudança. Fora isso gostei muito do texto e achei bem escrito e o objetivo bem delimitado.

Foto do Usuário Leandro Cesar Moreira Santos 09-02-2021 09:50:35

Tema com relevância; atraente; Mas a distribuição de texto confusa e poderia haver uma melhor “costura de conclusão.

Foto do Usuário Mariana Pereira Marques 09-02-2021 09:50:35

Tema super importante, artigo bem escrito, debate necessário. Senti falta da metodologia no trabalho, mas nada que afetasse o seu teor.

Foto do Usuário Cemyra Diniz Nascimento 09-02-2021 09:50:35

Senti falta de uma pesquisa de campo com uma amostra de empreendedoras para dar um melhor embasamento na proposta.

Tema atual e relevante. O texto necessita revisão de concordâncias. O objetivo geral está claro, entretanto não foi atendido, dada a superficialidade da discussão apresentada sobre Teto de Vidro.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.