COMO AGE O EMPREENDEDOR? UM ESTUDO DE CASO DE EMPREENDEDORES PARTICIPANTES DE UMA INCUBADORA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 269


Certificado de publicação:
Certificado de Fabrício Souza Ribeiro

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcelo Pereira Da Silva , Luiz Fernando Gonçalves Da Silva Araújo , Tereza Cristina Medeiros Pinheiro De Lima , Fabrício Souza Ribeiro

ABSTRACT
Com a grande concorrência, as oportunidades disponíveis, a necessidade de independência financeira e uma visão diferenciada de mercado, aliada ao conhecimento e força de vontade, algumas pessoas sentem a necessidade de algo inovador. Conseguem enxergar no mercado uma oportunidade, e ao invés de se conformar com o que já existe, preferem criar algo novo. E do fruto de uma ideia que possa fazer a diferença, essas pessoas se arriscam na tentativa da realização de um sonho, e então empreendem. O presente estudo teve como objetivo discutir a temática sobe empreendedorismo, a partir do conhecimento do perfil do empreendedor, em relação a sua visão, comportamento, competências e habilidades, dentre outros aspectos. A metodologia do estudo enquadra-se como pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturada, durante o 2º semestre do ano de 2019. Foram realizadas entrevistas com 03 (três) empreendedores assistidos por uma incubadora de empresas. Os resultados expressam que todos os empreendedores tiveram dificuldades ao abrir seu próprio negócio, porém, entendem a importância de procurar uma assessoria, em especial a incubadora de empresas, visto a contribuição que teve para os empreendimentos em estudo. Todos os entrevistados reforçaram que o grande desafio é conhecer e aprender de forma contínua. Nota-se que os empreendedores apresentam um perfil bem direcionado com as premissas conceituais e de mercado. Em maioria os empreendedores têm dificuldades com o subsistema organizacional “finanças”, em especial ao capital de giro e/ou fluxo de caixa.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Leonardo Rodrigues Ferreira 09-02-2021 09:50:35

O trabalho apresenta relevância cientifica, sou de acordo com a sua aprovação.

Foto do Usuário Ivete Aparecida Patias 09-02-2021 09:50:35

Artigo com tema pertinente e atual, porém referências poderiam ser mais atuais e em maior quantidade. O tema poderia ser mais explorado.

Foto do Usuário Gabriel Schmitt Morais 09-02-2021 09:50:35

Senti falta da relação entre referencial teórico e análise dos resultados. A entrevista pareceu bem desenvolvida. Os apontamentos dos participantes foram bem descritos. O trabalho traz boas percepções sobre o tema, permitindo a ampliação de novas pesquisas. Talvez, penso que os autores poderiam ter readequado seu universo e amostra para tratar apenas de um tipo de empresa, tornando assim um estudo de caso mais assertivo, dada a dificuldade destacada em ter acesso a respondentes.

Foto do Usuário Adriana Maria De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Os objetivos de fato protagonizaram o interesse na leitura do trabalho, que por sua vez apresentou resultados muito pertinentes e embasados.Gostaria de saber o que instigou basicamente os integrantes a essa temática de pesquisa.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.