Revisão sistemática sobre a aplicabilidade dos modelos de trade-off e pecking order na estrutura de capitais: um estudo bibliométrico utilizando o software RStudio

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 258


Certificado de participação:
Certificado de LUIZ ANTONIO DE OLIVEIRA DANTAS

Certificado de publicação:
Certificado de LUIZ ANTONIO DE OLIVEIRA DANTAS

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luiz Antonio De Oliveira Dantas , Eduardo Cezar De Oliveira

ABSTRACT
Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura referente a estrutura de capitais e e suas principais abordagens teóricas. Objetivou-se identificar a produção científica atual referente a aplicabilidade prática das teorias de trade-off e  pecking order com ênfase às formas de cálculo e análise definidas para este estudo, baseadas nos conceitos de estrutura de vencimento da dívida  (debt maturity structure) e a forma de análise de dados do painel  (panel data analysis). Realizou-se o levantamento dos artigos em três dos principais jornais da área financeira e econômica, sendo eles: i) the journal of finances; ii) journal of financial economics; iii) the review of financial studies, centrando-se na produção científica de 2019, com exceção de um artigo que foi considerado relevante à este estudo apesar de não se enquadrar neste recorte temporal. Utilizou-se também a metodologia de análise bibliométrica como pesquisa quantitativa na base da Web of Science para avaliar os artigos publicados no período de 2001 a 2019, buscando entender os artigos mais citados, os autores mais produtivos, entre outros. Buscou-se, a partir dos resultados da pesquisa, realizar uma síntese narrativa e análises descritivas das produções científicas selecionadas. Os resultados demonstraram que a maioria dos estudos analisados atestou a influência das teorias testadas no processo de decisão da estrutura de capital das empresas, evidenciando-se, de forma geral, como  incertezas de mercado, assim como diferentes fatores internos e/ou externos podem ser fatores determinantes para as decisões de financiamento de uma empresa.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gustavo Yuho Endo 09-02-2021 09:50:35

Caro(s) Autor(es), Primeiramente parabéns pelo trabalho! A proposta do trabalho é pertinente, farei algumas pontuações que possam contribuir para que futuramente vocês possam submeter em algum periódico. (i) O texto contém erros de formatação; (ii) Evitem a utilização do apud, vocês estão reescrevendo um trecho que já foi reescrito uma vez; a sugestão é que vocês pesquisem a fonte original; (iii) Na fundamentação teórica, busquem utilizar texto mais atualizados sobre a temática; (iv) A metodologia está bem explicada, porém só utilizaram somente uma referência? Busquem acrescentar mais referências para dar um peso maior a metodologia; E poderiam explicar melhor a utilização do RStúdio, é bem interessante; (v) Erros na formatação do gráficos prejudicou o trabalho de vocês; os tópicos dos gráficos sugiro que deixem em inglês, no RStúdio tem a opção de alterar os nomes dos gráficos; sugiro também que façam a discussão dos resultados com outros autores; a partir das análises do item 4.5 vocês poderiam propor uma agenda de pesquisas futuras; (vi) Nas considerações finais, faltou as limitações do estudos e propostas de trabalhos futuros. Obrigado,

Foto do Usuário Paulo Mantelatto Pecorari 09-02-2021 09:50:35

O tema do trabalho é relevante. A linguagem R tem se tornado cada vez mais importante no ambiente de programação e isso tem levado empresas como a Microsoft e a Oracle a utilizá-la. Porém, a estrutura do trabalho contém algumas oportunidades de melhoria e merecem um revisão.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.