Gestão de Processos em Serviços de Saúde: análise do retrabalho no faturamento de contas hospitalares

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Acessos neste artigo: 240


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Lidiane Cristina De Souza Santos , Fábio Rogério De Morais , Haroldo De Sá Medeiros , Sidney Dos Reis

ABSTRACT
O objetivo desta pesquisa foi analisar as causas de falhas e de retrabalho no faturamento de contas em um hospital privado. As falhas e o retrabalho nos processos de trabalho podem comprometer os resultados de um produto ou serviço e, consequentemente, comprometer o desempenho da organização. Para fazer esta análise, a pesquisa adotou a estratégia estudo de caso, com abordagem qualitativa e tipologia descritiva, cuja as unidades de análises foram os processos de serviço prestado ao paciente (cliente), tendo como fonte da coleta de dados os registros em prontuários e contas hospitalares. Identificou-se as principais causas do retrabalho no faturamento de contas hospitalares e, diante disto, propõe-se um modelo que se acredita permitir, quando aplicado, minimizar falhas em processos hospitalares. Assim, a contribuição gerencial desta pesquisa é produzir um modelo de controle de processo para faturamento de contas hospitalares, cuja a finalidade com sua utilização é gerar maior eficiência na gestão de erros e de retrabalhos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Roselis Natalina Mazzuchetti 09-02-2021 09:50:35

Os autores buscam responder as causas centrais do retrabalho no faturamento de contas do paciente (cliente) em hospitais. A revisão da literatura é atual e a metodologia é condizente para o nível do trabalho. Os resultados e a conclusão demonstram que os objetivos foram atingidos.

Foto do Usuário Jane Corrêa Alves Mendonça 09-02-2021 09:50:35

Assunto atual e relvante. Tema proposto coerente com o tema

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.