OS IMPACTOS DA INDÚSTRIA 4.0

Temas: Globalização e Internacionalização de Empresas


Certificados:
Não disponível

Acessos nesse artigo: 1


AUTORIA

Marilsa De Sá Rodrigues , Edson Aparecida Araujo Querido Oliveira , Dejair Dutra De Souza

ABSTRACT
Ao longo dos séculos, o homem busca ganhos de produtividade em suas atividades econômicas, e sempre lançou mão da tecnologia para atingir esses ganhos. A indústria 4.0, é a evolução natural desse processo de implementação da tecnologia na produção, uma vez que a indústria já havia passado por três revoluções anteriores, sempre calcados na tecnologia vigente no momento, a Indústria 4.0 ou a Quarta Revolução Industrial lança mão de todos os recursos tecnológicos disponíveis aplicando-os no processo produtivo. Porém os recursos tecnológicos não são somente vertidos para a produção, toda a sociedade faz uso dessa cornucópia de tecnologias para o bem ou para o mal. Mas os aspectos dessa Revolução são sempre benéficos para a sociedade?
A partir de uma pesquisa bibliográfica, que dispôs entre outros materiais, do Relatório do Fórum Econômico Mundial de 2015, busca-se interpretar os impactos da utilização desse conjunto de tecnologias. Não se buscou entrar nos grandes conceitos técnicos da Indústria 4.0, atendo-se ao debate sobre os impactos dela. O objetivo central deste estudo foi identificar os impactos que a Indústria 4.0, e alimentar um debate acerca das possibilidades e limitações desta revolução e o quê ela pode trazer para a vida das pessoas.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Victor Borges Da Silva 09-02-2021 12:50:35

Trata-se de um artigo com temática atual... O objetivo está bem claro e a redação bem fluída. Leitura interessante e a contribuição é de grande valia pra comunidade científica.

Foto do Usuário Leandro Félix Vieira 09-02-2021 12:50:35

O assunto torna-se relevante para entender o tipo de transformação e impactos que estão a caminho, na qual as mudanças no comportamento social e resiliência abre caminho para pesquisas e estudos sobre os impactos da indústria 4.0.

Foto do Usuário Luiz Rodolfo França Pinheiro 09-02-2021 12:50:35

O assunto da Indústria 4.0 é importante para melhorar nosso posicionamento no debate atual acerca da economia e dos empregos. Sugestão: criar um item abordando a metodologia no corpo do artigo para poder enriquecer as informações sobre o método lançadas no resumo e na introdução. Pergunta: Como redirecionar ao mercado de trabalho a mão-de-obra alijada pela indústria 4.0?

Foto do Usuário Juliana Bárbara Moraes 09-02-2021 12:50:35

O trabalho tem um tema interessante e contemporâneo. O tema, que trata de aspectos voltados a melhoria dos processos e tecnologias, não deixando de lado o envolvimento das pessoas, instiga um aprofundamento no conhecimento acerca do tema escolhido. Nesse sentido, questiona-se: os impactos da indústria 4.0 trazidos neste estudo, conduzem a quais outros tipos de estudos futuros?

Compreendeu-se que a tecnologia está avançando e com ela apresenta-se inúmeros benefícios para a sociedade. Ao mesmo tempo, percebe-se que seu alcance está nas mãos de um grupo restrito e privilegiado. De maneira concreta, como equalizar o acesso deste instrumento tão poderoso? Como beneficiar (realmente) a todos? O artigo é extremamente relevante e empolgante.

Foto do Usuário James Cleiton De Oliveira Sá 09-02-2021 12:50:35

Estudo bem estruturado, atual e muito pertinente. Os resultados são apresentados de forma muito específica e didática, o que facilita muito na compreensão e análise dos mesmos. A conclusão é coerente e o estudo abre um leque para a academia em termos de realização de novas pesquisas sobre a temática. Em sua pesquisa você considera algum questionário que pode ser tomado como referência para futuras pesquisas?