Gestão para sustentabilidade em sistemas agrícolas de produção: uma análise entre dois modelos de cultivo no Nordeste do Brasil segundo as Leis da Termodinâmica

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agronegócios

Acessos neste artigo: 221


Certificado de publicação:
Certificado de JOSÉ PAULO FAGUNDES

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

José Paulo Fagundes

ABSTRACT
Este trabalho propõe uma análise comparativa entre os modelos de produção orgânica e convencional de Manga no Submédio Vale do São Francisco no sertão de Pernambuco e da Bahia. Buscou-se verificar qual modelo de produção apresenta menor impacto à natureza e qual permite condições de sustentabilidade e renovabilidade dos recursos. Para tanto, utilizou-se a  metodologia da Emergia, de Howard Odum, para calcular indicadores que comprovem as condições de renovação pela quantificação da relação entre os recursos renováveis e não renováveis. A padronização dos dados Emergéticos balizou um estudo comparativo entre processos de produção que ordenou as unidades por seu grau de sustentabilidade de acordo com seu índice e capacidade de carga. O estudo envolveu pesquisa de campo e coleta de dados secundários levantados junto a instituições de pesquisa. Pode-se, então, comparar e concluir que a produção orgânica tem índices de carga ambiental e indicadores de sustentabilidade e renovabilidade superiores ao modelo convencional. Por fim, a análise Emergética permite apurar, por meio de uma contabilidade energética/ambiental, indicadores de sustentabilidade determinados pelas condições reais presentes nos sistemas de produção.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jorge Chiapetti 09-02-2021 09:50:35

O artigo, embora com uma bibliografia pouco atualizada, tem uma contribuição nas discussões e compreensão da estrutura e do funcionamento dos sistemas produtivos orgânicos e convencional na questão da sustentabilidade, trazendo luz na questão das demandas dos recursos naturais. Qual seria o custo de um produto se fosse computado todos os serviços ecossistêmicos necessário a sua produção? Essa é uma discussão pertinente para o atual momento.

Foto do Usuário Gabriela Salvador Da Costa 09-02-2021 09:50:35

O trabalho apresenta um assunto atual e importante, além de abordar bem as diferenças entre os modelos de cultivo convencional e orgânico. Tendo em vista a diferença entre o cultivo da cultura abordada nos dois sistemas produtivos, no caso deste estudo, referente a comercialização da manga, a rentabilidade das vendas seria maior referente ao produto convencional ou orgânico?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.