Gestão por Processos e Competências em uma Instituição Educacional do Recôncavo Baiano – Estudo de Caso

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 215


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcelo Torres , Kézia Ferreira Campos

ABSTRACT
A sociedade pós-moderna tem aumentado significativamente a exigência por qualidade nos bens e serviços. A acirrada competição e a velocidade das informações obrigam as organizações a constantemente evoluírem na qualidade e a se adaptarem a novas necessidades da sociedade. Esta situação não exclui as escolas particulares que precisam ajustar-se às novas demandas dos setores públicos e privados. Para fazer face a esta nova configuração socioeconômica é mister ajustar o modelo de gestão que deve evoluir de uma gestão centralizadora, estruturada em setores isolados para uma organização sistêmica, organizada em equipes de processos com desenvolvimento constante de competências dos servidores, orientada em satisfazer as necessidades do cliente. Nesse contexto, a implantação da Gestão por Processos, baseada em competências, apresenta-se como um modelo para reduzir gastos, conferir maior agilidade e fluidez nos processos de atendimento ao cliente e agregar para a escola um conceito de referência em serviços. Este estudo qualitativo, descritivo, mostra a necessidade da instituição educacional pesquisada em atualizar o “modus operandi” trocando o foco das tarefas para a necessidade do cliente.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário William Roslindo Paranhos 09-02-2021 09:50:35

O trabalho possui uma linguagem coesa e bastante clara. As seções são bem delimitadas e apresentadas na introdução, que também traz a pergunta que norteia a pesquisa, sendo esta respondida ao final. A metodologia escolhida para o estudo é válida e relevante. Uma única indicação: cuidar com o uso excessivo de apud, que está sendo admitido, pela academia, em casos extremos.

Foto do Usuário Elisiane Alves Fernandes 09-02-2021 09:50:35

O assunto do artigo é extremamente relevante, pois a concorrência está cada vez maior e gerir uma instituição por processos e competências é um grande diferencial visto que muitos não estão aptos a isso. Ser competente, apresentar processos claros pode melhorar o relacionamento entre instituição e cliente. Penso que ir em busca do autor principal colabora com a melhor leitura, porque o apud é ver a percepção de um pela percepção de outro, se buscamos a publicação original é a nossa percepção sobre o que o autor publicou. Como na conclusão, os processos se tornam extremamente importantes para melhorar a percepção do cliente e com isso satisfazê-lo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.