IMPACTOS CAUSADOS NA SAÚDE EMOCIONAL DA POPULAÇÃO EM DECORRÊNCIA DO ISOLAMENTO SOCIAL EM MEIO A PANDEMIA DA COVID- 19

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Indicadores Sociais de saúde

Acessos neste artigo: 2


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Juliana Maria Bello Jastrow , Caroline Nascimento De Souza , Larissa Zuqui Ribeiro , Laís Lopes Gonçalves , Larissa Chagas Suhett , Alessandra Aparecida De Saldes , Italla Maria Pinheiro Bezerra

ABSTRACT
Introdução: Diante do crescimento exponencial de casos da COVID-19 no mundo, várias ações foram executadas na tentativa de manter o controle epidemiológico da doença, e consequentemente, proteger a população. Entre diversas medidas adotadas, destaca-se a prática do distanciamento social ou isolamento social como é entendido pela maioria da sociedade, contudo, frente ao atual cenário da pandemia da COVID-19, a população tem se tornado suscetível a diversos agravos de saúde, não só mentais como orgânicos, com isso, uma questão importante a se considerar, são as repercussões que o isolamento social tem causado na saúde emocional da sociedade. Objetivo: Descrever os impactos biopsicossociais provenientes do isolamento social em decorrência da pandemia causada pela COVID-19. Método: Trata-se de uma revisão integrativa realizada no indexador PUBMED, durante o mês de abril de 2020. Para a busca utilizou-se os descritores baseados no Decs, e assim montou a estratégia de busca: quarantine AND effects. Os critérios de inclusão foram: artigos completos disponíveis, idioma português ou inglês publicados entre os anos 2015 a 2020. Foram excluídas teses e dissertações. Resultados: Os estudos analisados apontam um aumento no estresse, ansiedade, tensão, raiva e insegurança desencadeados pelo isolamento social e que podem levar a outros efeitos mais graves a saúde mental da população. Conclusão: Concluiu-se que, apesar do isolamento social se constituir uma medida protetiva e importante, nesse momento de pandemia é essencial que sejam desenvolvidas ações estratégicas, que promovam bem estar e melhora na saúde emocional, com intuito de minimizar os efeitos biopsicossociais sofridos pela sociedade.
Palavras-chaves: Isolamento Social. Pandemia. COVID-19. Saúde Mental.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Valdir Silva Da Conceição 09-02-2021 12:50:35

Parabéns pelo trabalho, flui muito bem a leitura. Observei que no fim dos parágrafos de citação direta não tem a pontuação, sendo a mesma colocada antes da abertura do parênteses, o que não é correto. Quais são as ações que as esferas públicas devem implementar para não agravar as doenças decorrentes do isolamento social?

Foto do Usuário Jordânia Gonçalves Silva 09-02-2021 12:50:35

Gostaria de parabenizar pela escolha do tema, sendo bastante atual. Sugestão - Na metodologia tem divergência de dado em relação a data de busca dos estudos fineza verificar. Pergunta- Do ponto de vista dos autores qual a limitação do estudo?

Foto do Usuário Alyne Maria Figueira De Alencar 09-02-2021 12:50:35

Tema bastante atual e pertinente! Adorei! Obs.: a meu ver, o formato é de artigo completo e não expandido. Quais vieses e limitação os autores acham que podem existir nesse trabalho?

Foto do Usuário Anando Rodrigues De Carvalho 09-02-2021 12:50:35

O estudo aborta um tema atual e importante. Sugestão - Acrescentar politicas públicas realizadas no Brasil sobre o tema . Pergunta - O aumento de casos de suicídio (se houver) pode ser considerado um impacto causado em decorrência do isolamento social?

Foto do Usuário Rafaela Cristina Moreira 09-02-2021 12:50:35

Ótimo trabalho. Pergunta: Como os profissionais de saúde (enfermeiro, médico, etc) podem atuar diante das repercussões que o isolamento social tem causado na saúde emocional da sociedade?

Foto do Usuário João Vitor Costa Pinheiro 09-02-2021 12:50:35

Em meio as incertezas sobre o coronavírus e seus efeitos, a saúde emocional, afetada pelo situação de quarentena, se destaca como um dos pontos de maior importância. Com isso, nota-se a relevância da discussão sobre esse tema e o efeito do artigo em análise.

Foto do Usuário Sussan Daniela Salazar Segales 09-02-2021 12:50:35

Sem duvida alguma este periodo da pandemia tem ocasionado um efeito domino em varias areas, sendo importante desenvolver a empatia.

Foto do Usuário Luan Dos Santos Fonseca 09-02-2021 12:50:35

Trabalho de bastante relevância, no entanto, há bastante revisões que já abordaram este assunto. Porque utilizaram o recorte temporal de 2016 a 2020, visto que a pandemia iniciou apenas em 2020. Ainda sobre a método, suponho que o fato de encontrar pouquíssimos artigos deve-se ao fato dos descritores que foram selecionados, isto é, não foram adequados para a pesquisa. Deveria utilizar outras bases de dados. O fluxograma dos resultados da pesquisa foi bastante simplório. Atenção a padronização das referências.

Foto do Usuário Marina De Barros Pretti 09-02-2021 12:50:35

Apesar da presença de erros ortográficos, o artigo traz uma abordagem muito conteudista e a escolha do tema foi muito pertinente.

Foto do Usuário Ana Carolina Lopes Elbani 09-02-2021 12:50:35

Excelente trabalho! Um tema atual e muito pertinente diante do cenário de pandemia.