Proposta de desenho para as trilhas de Aprendizagem por Competências

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 3


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível
AUTORIA

Rosana Augusto Chagas , Nuno Magalhães Ribeiro , Thiago Dias Costa

ABSTRACT
Propor eventos de aprendizagem aos servidores de uma organização de ensino superior pública e de caráter normativo público que atenda as demandas e a celeridade tecnológica da sociedade em constante transformação constitui-se em desafio que tem motivado a busca de metodologias e ferramentas para subsidiar a oferta de ações de capacitação alinhadas às necessidades de desenvolvimento institucional e ao mesmo tempo, respeitando às diferentes formas de aprendizado dos servidores. Para tanto, foi realizado um projeto piloto para testar o desenho instrucional para as trilhas de aprendizagem por competências, utilizando a decomposição de competências e o Template adaptado do modelo de Design Instructional Easy, de Bruce (1997, 1999, 2004). O resultado proporcionou uma inversão no processo de construção dos objetos de aprendizagem a partir das combinações que resultaram em questões norteadoras de objetivo instrucional e respectivos objetos de aprendizagem apontando que o modelo do desenho instrucional utilizado produziu acréscimo de repertório aos participantes.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Rosane Cristina P. Tamada 09-02-2021 12:50:35

O tema é relevante e pouco pesquisado no âmbito público, porém a redação do artigo merece aprimoramento. A tabela referente às trilhas de aprendizagem não está nítida.

Foto do Usuário Isabel De Sá Affonso Da Costa 09-02-2021 12:50:35

O artigo relata uma experiência bastante interessante, que deve ser divulgada e debatida. O objetivo não está claramente apresentado, pois é apontado como "contribuir para o avanço dos estudos e propostas de aperfeiçoamento das trilhas de aprendizagem e desenvolvimento"e em seguida há um item inteiro (1,1) chamado "objetivo", que apresenta outros possíveis objetivos. Isso pode ser esclarecido na apresentação do trabalho. O referencial teórico pode ser aprofundado, para uma discussão mais rica dos resultados da pesquisa.