PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA SOB A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, CAMPUS XI, SERRINHA.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 303


Certificado de participação:
Certificado de Jocely Santos Caldas Almeida

Certificado de publicação:
Certificado de Jocely Santos Caldas Almeida

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jocely Santos Caldas Almeida , Claudio De Jesus Silva

ABSTRACT
Até pouco tempo atrás, os profissionais deixavam as empresas gerenciar suas carreiras profissionais, e assim não se atinham no aprimoramento profissional. Hoje esse comportamento quase não existe, pois o conceito de carreira tornou-se mais amplo, entendendo-se não apenas como ocupar um cargo ou função ano pós anos em uma empresa, e sim como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que o profissional desenvolve durante as fases da vida com o objetivo de manter a sua empregabilidade e também uma forma pensada de equilibrar suas necessidades à da empresa. Nesse contexto, o objetivo principal dessa pesquisa é analisar as percepções dos ingressantes (calouros) e formandos do curso de Administração, da Universidade do Estado da Bahia, Campus XI, Serrinha, sobre o Planejamento e Gestão de Carreira. Para atender ao objetivo foi desenvolvida pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com aplicação de questionário aos estudantes do curso de Administração. Dos vários resultados obtidos nesta pesquisa, é possível destacar que os estudantes ainda oferecem certa resistência em panejar e gerenciar a carreira profissional, mesmo que, em maioria eles reconhecem a sua importância para desenvolvimento profissional, além disso, ela explicitou o grau de relevância de fatores como família, organizações e a Universidade nesse processo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Daniel Hank Miri 09-02-2021 09:50:35

Sugestão: Buscar artigos científicos relevantes e recentes sobre os temas de pesquisa. A estrutura do referencial teórico e da apresentação dos resultados ficaram interessantes, mas foram usados livros desatualizados. Pergunta: De qual estudo foi adaptado a escala usada nesta pesquisa? Quais as limitações da pesquisa e possíveis estudos futuros para indicar?

Foto do Usuário Pablo Marlon Medeiros Da Silva 09-02-2021 09:50:35

O artigo traz uma proposta pouco contributiva para a Administração, pois , ao estudar percepções de alunos de graduação, não buscou preencher alguma lacuna de pesquisa existente abordando a temática, mas meramente o entendimento de indivíduos de um determinado local. A literatura apresentada é desatualizada, sem a presença de artigos internacionais e com pouca profundidade. Os autores dizem na metodologia que utilizaram um estudo exploratório, mas sugiro uma reavaliação, ao considerar que a pesquisa se encaixa melhor como descritiva. Além disso, não vejo necessidade da adoção dos termos ''pesquisa bibliográfica'', pois essa é intrínseca a qualquer trabalho científico; ou seja, há uma obviedade ao afirmar que se fez uso de uma técnica que usual em todo tipo de artigo. Acrescento também que os autores deveriam ter informado o momento em que a pesquisa foi realizada, tratarem um pouco mais sobre o perfil dos respondentes, sobre os procedimentos da coleta de dados, e principalmente, como os dados foram tratados. Não sabemos, no ato da metodologia, se iam ser tratados via análise de conteúdo ou discurso etc. Nos resultados, constatamos que os autores trabalharam com estatística descritiva. Embora alguns autores da pesquisa qualitativa afirmem ser possível tratar os dados dessa forma, aconselho rever se não seria melhor migrar a abordagem para quantitativa.

Foto do Usuário José Munhoz Fernandes 09-02-2021 09:50:35

A pesquisa foi bem planejada e o artigo bem escrito, atingindo aos objetivos propostos. Tema relevante na atualidade e o método bem escolhido.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.