Seleção de um Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (SARP) de Apoio Aproximado para o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN): Uma Aplicação do Método SAPEVO-M

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração da Informação

Acessos neste artigo: 292


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Sérgio Mitihiro Do Nascimento Maêda , Arthur Pinheiro De Araujo Costa , Marcos Antônio Alves Rangel Júnior , Marcos Dos Santos , Carlos Francisco Simões Gomes , Luiz Frederico Horácio De Souza De Barros Teixeira , José Victor De Pina Corriça , Igor Pinheiro De Araújo Costa

ABSTRACT
No teatro de operações navais, possuir informações a respeito do oponente é tão ou mais importante quanto as próprias tropas empregadas no terreno, podendo-se aplicar o mínimo de força necessária para atingir o objetivo. Neste contexto, Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) podem ser utilizados antecedendo as tropas, realizando o reconhecimento do terreno e fornecendo maiores informações sobre o inimigo, reduzindo o risco associado a perdas humanas e materiais. Diante do exposto, este artigo tem por objetivo aplicar o método multicritério de apoio à tomada de decisão, Simple Aggregation of Preferences Expressed by Ordinal Vectors (SAPEVO-M), a fim de selecionar o SARP mais adequado às necessidades de utilização do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. O estudo mostrou que as aeronaves com maiores flexibilidades relacionadas ao pouso e decolagem tornam-se tão, ou mais interessantes que as aeronaves com maior capacidade de voo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Laiane Maiara Guerreiro Pardinho 09-02-2021 09:50:35

Bom trabalho, parabéns. O tema é bem interessante. Atenção na linguagem, colocação de virgulas e flexões de número (para isso, fazer uma revisão final para sanar eventuais erros). Não deveria haver um item apenas com revisão de literatura?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.