A EFICÁCIA DAS CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DA CONTABILIDADE NO CONTEXTO DAS ANÁLISES FINANCEIRAS DE EMPRESAS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 233


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Alberto Manoel Scherrer

ABSTRACT
A contabilidade, por ter seus demonstrativos elaborados na linguagem internacional dos negócios, tem papel fundamental nas tomadas de decisão por parte de seus mais diversos usuários. As características que evidenciam as informações aos interessados, são aquelas relacionadas às características qualitativas, uma vez que a estruturação conceitual dos relatórios financeiros são indutores das análises quanto à capacidade de pagamento por parte da sociedade empresária, o grau de endividamento em uma linha do tempo, assim como o retorno do investimento por parte de acionistas e similares, como também ao mercado financeiro sobre a definição de financiamento de projetos empresariais. Para a elaboração do presente texto, a metodologia adotada foi de uma pesquisa bibliográfica aplicada, com procedimentos embasados em revisão de literatura. Por se tratar de um sistema de informação, a contabilidade deve comunicar aos usuários sobre a saúde financeira da organização empresarial. Demonstrando essa capacidade de informação, o trabalho apresenta uma simulação com proximidade conceitual real, evidenciando erros e omissões constatados e, para confirmar a relevância das características qualitativas nas tomadas de decisões, situações são apresentadas, análises realizadas e constatações são evidenciadas nas comparações entre demonstrativos originais concebidos e posteriormente ajustados. As considerações são, ao fim e ao cabo, objetivadas quanto à relevância em se observar e aplicar integralmente a estruturação conceitual dos demonstrativos contábeis, por convicção de que as características qualitativas da contabilidade são eficazes e eficientes para detectar distorções ou plena assertividade na elaboração dos relatórios financeiros submetidos às análises apropriadas.
PALAVRAS-CHAVE: Contabilidade; Informações; Qualidade; Análises; Decisões.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Douglas Santos De Andrade 09-02-2021 09:50:35

O artigo aborda um tema que já foi bastante discutido na literatura. Qual a contribuição para a temática ?

Bom Alberto, é muito bom contribuir com seu trabalho, como forma de poder te elucidar melhor ao tema a se trabalhar. Pontos enfatizados no artigo: Seria melhor colocar o contexto do estudo para abordar os objetivos e o questionamento do trabalho a ser desenvolvido, e não ir colocando junto com a fundamentação teórica, o leitor fica confuso. Bom trabalho em abordar a nova Estrutura Conceitual (R2). Poderia ter explorado um pouco sobre a DRE e o BP, sei que o artigo condensa muitas informações relevantes, porém tente falar mais sobre o conceito dos dois. Boa abordagem da estruturação da DRE, cita bem o contexto das incorreções, porém não encontrei como foi estruturado estas incorreções, simplesmente surgem, seria interessante abordar o conceito de notas explicativas para se fazer a conexão da DRE e BP com os erros encontrados, e assim conectar as características das demonstrações, para suportar tal abordagem. Bem colocado as fórmulas das análises. Na metodologia, você utilizou a abordagem qualitativa e quantitativa, seria interessante abordar. Muito bem refernciado o último parágrafo da metodologia. Na discussão, apesar de ter conceituado as siglas no referencial teórico, sugeriria a você fazer um quadro acima do quadro comparativo para que o leitor não fique indo e voltando em seu artigo, pois nem sempre será somente um Contador que irá se interessar em seu artigo. O referencial, poderia ter utilizado mais estudos atuais que tratam sobre a abordagem das características qualitativas das informações contábeis. Esta é uma contribuição ao seu artigo, para melhor apresentação, espero ajudar.

Foto do Usuário Lucas Rafael Torri Mendes 09-02-2021 09:50:35

Tem como me passar um Tema para da uma continuidade ?

O texto flui bem, cumprindo com seu objetivo e trazendo um tema interessante na área. Parabéns ao autor! Por fim gostaria de perguntar: Quais impactos podem ser sentidos na pratica pelas empresas que não aplicam as características qualitativas de forma plena?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.