ECONOMIA CRIATIVA COMO VETOR PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 288


Certificado de publicação:
Certificado de LEANDRO FÉLIX VIEIRA
Certificado de LEANDRO FÉLIX VIEIRA

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marilsa De Sá Rodrigues , Leandro Félix Vieira , Edson Trajano Vieira , Moacir José Dos Santos

ABSTRACT
A economia criativa envolve variadas formas de atuação, segmentadas por setores criativos que se associam para o desenvolvimento sustentável de comunidades, com o objetivo de geração de emprego e renda utilizando os recursos locais e a criatividade. Dessa forma, o presente estudo aborda os temas de: economia criativa, criatividade e desenvolvimento econômico como reflexo de crescimento e desenvolvimento sustentável das economias locais na intenção de fomentar tal economia como vetor ao desenvolvimento sustentável. Justifica-se na relevância do empreendedorismo social, percebendo-se como alternativa ao desemprego e à geração de renda. A metodologia aplicada para alcançar os resultados se baseou em um estudo de caso exploratório descritivo de caráter qualitativo com base em dados secundários dos registros dos últimos 10 anos sobre o evento na cidade. Os resultados encontrados se mostram satisfatórios quanto ao desenvolvimento da economia local e a valorização do território, cultura e da criatividade.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Claudia Regina Bruni Sigrist 09-02-2021 09:50:35

Tema aborda uma relação de trabalho, emprego e renda muito forte atualmente. Acredito que possa melhorar na Revisão de literatura. E como alternativa do desemprego e à geração de renda, torna-se de grande relevância ao empreendedorismo, forçando novas formas de sobreviver frente ao capitalismo. Qual a melhor sugestão para melhorar esse quadro?

Foto do Usuário Juliana Bárbara Moraes 09-02-2021 09:50:35

O tema escolhido possui grande relevância em tempos atuais. O fomento à geração de emprego e renda por meio da economia criativa e sustentável tem se destacado nos planos de governos. Conforme apresentado nos resultados, questiona-se: como os achados desta pesquisa poderiam contribuir (influenciar) para que outras comunidades e regiões possam desenvolver uma economia criativa voltada à sustentabilidade?

Foto do Usuário Manoel Pedro Vieira Filho 09-02-2021 09:50:35

O tema abordado é de relevante para a academia e para a gestão pública. O texto apresenta pequenos erros de construção de frase. O título aborda economia criativa e desenvolvimento sustentável, mas a pergunta de pesquisa e o objetivo central divergem entre si e com o título. Quanto a revisão da literatura: ponto bastante positivo quanto aos fundamentos da EC, mas vi uma lacuna quanto ao desenvolvimento. A construção metodológica é outro ponto alto do trabalho. Porém, deveria haver uma maior apresentação dos resultados e da discussão, bem como na conclusão. Sugestões: trazer outras referências de EC - Henrique Muzzio (UFPE),Fábio Almeida Ferreira (UFBA) Cunningham, Garnham, Caves, Hartley e o Criative Economy Report 2008 da ONU (deve haver outros mais recentes). Definir qual abordagem de desenvolvimento irá debater com a EC. Se for pelo DL, observar Tânia Fischer da UFBA e prof. Tenório da FGV. Abordar a institucionalização da EC enquanto política pública no Brasil, principalmente em âmbito federal. Pergunta: qual o distrito estudado no trabalho? Como a EC chegou a essa localidade?

Foto do Usuário Rodrigo Miguel Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Tendo em vista a financeirização do sistema econômico mundial proporcionada pela globalização, a economia criativa passa a ser uma alternativa para desenvolvimento e perpetuação de comunidades excluídas desse processo. Pergunta aos autores: Há exemplos práticos de comunidades nacionais que aplicaram a economia criativa?

Foto do Usuário Luiz Rodolfo França Pinheiro 09-02-2021 09:50:35

O trabalho traz à tona um setor da economia brasileira que deve ser muito mais incentivado, pois é quase uma válvula de escape para a informatização tecnológica de nossas indústrias. Por isso, é atual e importante aos gestores públicos. Sugestão: transferir os itens 2.1.3 e 3.1.1 para os Resultados e Discussões, o que enriqueceria mais estes tópicos. Pergunta: nesses tempos de Pandemia pelo COVID-19, qual o papel que o setor da Economia Criativa poderá realizar?

Foto do Usuário Victor Borges Da Silva 09-02-2021 09:50:35

EC é um tema de bastante relevância, principalmente para regiões que possuem característica bastante peculiares. O seu tema foi bem trabalhado, parabéns! No entanto, senti falta de alguns mais referencial teórico pra fundamentar seu trabalho de maneira mais densa. Precisa de uma revisão nas normas ou padronizar você mesmo, espaçamento, tamanho da fonte, etc. Sugestão para não colocar metodologia na introdução, deixa pra uma seção mesmo. E eu não enxerguei claramente se o problema da pesquisa, em formato de questão, foi respondido na conclusão, ficou meio confuso e não ficou claro. Abraços e parabens!!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.