Fiat lux! Uma revisão da abordagem brasileira sobre administração pública e corrupção

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 198


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcos Eustáquio Soares

ABSTRACT
Esta revisão sistemática teve por objetivo fazer um levantamento detalhado da produção acadêmica brasileira sobre o tema corrupção nos principais periódicos sobre gestão e áreas afins no mesmo segmento do Sistema Qualis/CAPES. A amostra analisada atingiu 175 artigos, publicados em 54 periódicos diferentes, entre 1994 e fevereiro de 2020. Os artigos foram classificados em dez categorias ou subtemas. Constatou-se que 30,3% das pesquisas foram publicadas em apenas três periódicos: Revista Opinião Pública (Unicamp), Revista de Ciências Contábeis e Organizações (USP) e Revista de Administração Pública (FGV). Alinhando-se a algumas agendas internacionais adicionalmente pesquisadas nas bases Web of Science e Scopus, a categoria predominante foi a de artigos focados em prevenção, controle e combate à corrupção. Como principal resultado da investigação, foram selecionadas cerca de cinquenta agendas de pesquisas mais recentes, sendo uma delas vinculada ao alerta da organização Transparência Internacional sobre o alto risco de corrupção na compra de medicamentos e equipamentos para combate à COVID-19. Por fim, e como contribuição original, sugeriu-se a pesquisa das possíveis relações entre aditivos contratuais e corrupção nas compras e nas obras realizadas pelos órgãos públicos nacionais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Dalva Maria Righi Dotto 09-02-2021 09:50:35

O tema é muito relevante e os resultados apresentados contribuem para uma compreensão sobre estudos relacionados à corrupção. Como sugestão de melhoria, seria apropriado a utilização de mais subitens para delimitar os assuntos abordados na apresentação dos resultados e aprofundamento dos aspectos relevantes da pesquisa nas considerações finais.

Foto do Usuário Denise Ribeiro De Almeida 09-02-2021 09:50:35

O tema é relevante e o trabalho possui coerência no que tocante à sua construção metodológica e base referencial. Contudo, sugere-se, a título de melhoria, que os autores dividam a seção de análise em categorias, pois isso em muito facilita a leitura. Além disso, a maior utilização de gráficos e tabelas, seguidos das suas devidas análises, nesta mesma seção do artigo em muito ajudaria a apreensão dos conteúdos apresentados pelos interessados no tema.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.