Equity Crowdfunding como alternativa de financiamento para pequenos negócios: um estudo com microempreendedores da Região Metropolitana de Sobral - CE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 277


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Messias Elmiro Gomes Loiola De Oliveira

ABSTRACT
O presente artigo apresenta o equity crowdfunding como uma alternativa para captação de recursos para empreendimentos abertos por universitários do curso de Administração da UVA. Sabe-se que o crowdfunding surgiu da prática da pesquisa coletiva (crowdsourcing), consistindo em financiamentos coletivos que se proliferaram com a popularização da internet, o crowdfunding pode ser dividido em quatro tipos: de doação, de recompensa, de empréstimo e de participação (equity crowdfuding). A pesquisa tem por objetivo verificar a utilização do equity crowdfunding em seus negócios, semelhante ao que já ocorre com pequenos empresários dos Estados Unidos e da Europa. Para tanto, fez-se uma pesquisa qualitativa descritiva aplicando um questionário semiestruturado de caráter não probabilístico a um público de dez micro e pequenos empreendedores estudantes do curso. Os estudantes abordados na pesquisa possuem até 30 anos, estão no mercado há no máximo dois anos e metade deles possuem empreendimentos não formalizados. Analisou-se que a fonte de financiamento preferida pelo público estudado é o capital próprio justificando a sua utilização como uma opção de maior autonomia para tomar decisões e evitar situações desagradáveis. 60% dos entrevistados possui algum conhecimento sobre crowdfunding embora nunca tenha utilizado dessa ferramenta para captar recursos. Quanto ao equity crowdfunding 70% disse possuir muito pouco ou nenhum conhecimento sobre, mas veem como arriscada a ideia de abrir o capital do negócio em plataformas online, não a consideram uma opção atraente

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alexandre Dal Molin Wissmann 09-02-2021 09:50:35

O artigo é bem escrito e possui uma qualidade na apresentação dos dados. Contudo, apresenta alguns pontos de melhoria: (i) sugiro uma reflexão acerca do objetivo do trabalho e também do título, uma vez ambos passam uma mensagem aos leitores que o objeto de estudo (Equity Crowdfunding) parece ser uma das alternativas/recursos dos microempreendedores, o que não é o caso na investigação; (ii) O método é adequado em relação ao objetivo, no entanto, a amostra de pesquisa não permite avanços relacionados ao objeto investigado; (iii) a apresentação dos dados poderia trazer informações gráficas, tornando a leitura mais agradável, além disso, é preciso corrigir a formatação de alguns trechos do texto.

Foto do Usuário Esdras Antunes Do Nascimento 09-02-2021 09:50:35

O artigo está bem redigido e contextualizado. Medotologicamente apresenta fragilidades quanto à justificativa para a estratégia adotada (ex. estudo de caso) e quanto ao método de tratamento dos dados, muito embora estejam claros outros aspectos, tais como o método qualitativo empregado e os critérios para seleção da amostra. Os resultados foram bem demonstrados, mas fica notório desde a leitura da teoria que o tipo de captação de recursos por equity crowdfunding não é uma realidade do público escolhido para pesquisa, o que compromete o trabalho quanto à contribuição teórica. Sugestão: Detalhar os aspectos metodológicos não esclarecidos. Ampliar a riqueza da pesquisa, investigando as demais categorias de crowdfunding e englobando um maior amostragem, estudantes de outros cursos, por exemplo. Pergunta: Quais os referencias teóricos balizaram a formulação das perguntas e de que forma as respostas foram analisadas (ex: análise de conteúdo)? Quais as medidas operacionais adotadas na pesquisa (do planejamento à execução)?

Foto do Usuário Messias Aguiar Alcântara 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem redigido, com algumas observações sobre a metodologia aplicada.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.