ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO PROCESSO DE CORTE EM UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO NA CIDADE DE MARINGÁ-PR COM BASE NA GERAÇÃO DOS RESÍDUOS DO TECIDO JEANS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Acessos neste artigo: 281


Certificado de publicação:
Certificado de Antonio Carlos Lázaro Sanches
Certificado de Antonio Carlos Lázaro Sanches

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Antonio Carlos Lázaro Sanches , Isabella Françoso Rebutini Figueira

ABSTRACT
A geração de resíduos do processo industrial vem aumentando com o passar do tempo, e essa busca cada vez maior por matéria prima vem retirando do meio ambiente os recursos, o que tem gerado um desiquilíbrio ambiental. Na área de gestão todo o processo precisa ser controlado e a busca de alternativas que tragam redução de custo ou formas de monitoramento do processo sempre são empregadas, com a finalidade de medir a eficiência. Medir é a forma mais segura de que o planejamento estratégico irá se realizar. Poucas empresas se preocupam com a realidade da geração do resíduo em seus processos produtivos, na maioria das vezes tratam com descaso, algo indesejável que não tem outra finalidade a não ser o descarte. Este trabalho apresenta um estudo de caso de uma empresa de confecção na cidade de Maringá-PR, especificamente no processo de corte do tecido jeans, abrangendo os departamentos de desenvolvimento, modelagem, pilotagem, risco, enfesto e corte. Teve por finalidade analisar a eficiência deste processo em relação à geração de resíduos. Foi descrito e mapeado todo o processo, bem como todos os equipamentos e software utilizados por esta empresa nesta área. Estudou-se a importância da utilização das informações geradas pelos seus fornecedores, como forma de melhoria de eficiência no seu processo interno, fazendo necessário o conhecimento de toda a cadeia têxtil e da confecção. Foi necessário o desenvolvimento de uma ferramenta, que pode ser aplicada a qualquer empresa de confecção, que detalha através das quantidades geradas de resíduos do tecido jeans por ordem de produção, toda a eficiência ou ineficiência do processo de corte. Os resultados demonstraram que os resíduos podem ser utlizados como forma de gerenciar a eficiência do processo produtivo das empresas em busca da melhoria contínua. A redução de custo apresentada comprovou que através da melhor utilização da área útil do tecido jeans, a empresa pode economizar recursos e ainda diminuir a geração de resíduos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ana Keuly Luz Bezerra 09-02-2021 09:50:35

O artigo traz um estudo de caso interessante e que pode ser replicado em outras empresas do mesmo segmento a partir da metodologia aplicada pelos autores. Os resultados estão bem apresentados, contudo a revisão de literatura foi escassa e não fundamentou os resultados apresentados.

Foto do Usuário Sandra Maria Araújo De Souza 09-02-2021 09:50:35

Os autores apresentam mais de um objetivo geral no decorrer do texto. Faz-se necessária uma melhor apresentação das conclusões do estudo. As tabelas apresentadas na conclusão deveriam estar na análise dos resultados. o texto carece de sistematização, tendo em vista que, em muitos trechos há uma mudança brusca de conteúdo.

Foto do Usuário Marcell M. C. Maceno 09-02-2021 09:50:35

O trabalho é interessante e apresenta muitos resultados relevantes. O maior problema se refere a formatação e o tamanho do mesmo, que não atende os padrões do evento.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.