Do Desenvolvimento Sustentável à Sustentabilidade, passando pela Excelência em Gestão – uma abordagem teórica (From Sustainable Development to Sustainability, through Excellence in Management - a theoretical approach)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 250


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Both, Adonir Rocha.

ABSTRACT
A desejada sustentabilidade empresarial e nomeadamente do setor agroalimentar necessita passar pelo desenvolvimento sustentável e pela excelência da gestão, o que temos discutido com veemência no doutoramento em Agronegócios e sustentabilidade. Daí surgiu um questionamento: existe um sistema de gestão que proporcione sustentabilidade às empresas? Objetivamos: identificar bibliografias que sustentassem uma hipótese no sentido de que há uma lacuna a ser preenchida, que é justamente a falta de sistemas de gestão que proporcionem sustentabilidade económica, social e ambiental àquelas empresas. Propomos objetivos específicos: 1. coletar e identificar artigos científicos publicados em revistas idóneas, a partir das palavras-chave; 2. verificar e compreender se os autores propõem um sistema de gestão voltados para o desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade; 3. verificar se o Modelo de Excelência da Gestão da Fundação Europeia da Qualidade seria adequado para a proposição da sustentabilidade das empresas. Realizamos uma coleta de 51 artigos das plataformas Scopus e Scholar Google e uma análise qualitativa dos dados a partir da pesquisa bibliográfica. A pesquisa validou a hipótese e demonstrou que não existe um sistema de gestão que definitivamente proporcione às empresas a tão desejada sustentabilidade. Portanto, constitui-se um desafio para que novos estudos possam elucidar essa questão e os ODS da Agenda da CE 2030 sejam atingidos.
Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável; Sustentabilidade; Excelência em Gestão; EFQM.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Tema altamente relevante, método bem explicado e definido, principais autores mencionados e conclusão pertinente.

Foto do Usuário édis Mafra Lapolli 09-02-2021 09:50:35

Prezado autor, minha sugestão é a realização de uma revisão, pois está na primeira pessoa do plural e o artigo está com um autor só. O artigo possui no total 24 páginas, sendo que 17 são de teoria, minha sugestão é ampliar o campo de resultados para uma maior reflexão sobre o tema.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.