Transformação Digital no combate ao Coronavírus – COVID-19: Uma experiência da Controladoria Geral do Estado de Goiás

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Acessos neste artigo: 2


Certificado de publicação:
Certificado de Bruno Ferreira da Paixão

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Bruno Ferreira Da Paixão

ABSTRACT
A pandemia causada pelo Corona Vírus – COVID-19 causou um impacto significativo nos serviços públicos. Em especial, trouxe uma digitalização maciça de serviços que eram ofertados presencialmente. De forma complementar houve uma grande pressão nos canais oficiais, quer seja para buscar um serviço, quer seja para denunciar um fato. A informação qualificada e oficial se torna um elemento no combate a pandemia. Saber onde buscar informação, denunciar um fato ou obter uma resposta qualificada são passos essenciais para maximização da eficiência do processo de tomada de decisões do cidadão, especialmente em um cenário de tamanha incerteza. O Estado tem papel fundamental seja como indutor, executor ou provedor dos meios necessários para que informação e tomada de decisões sejam efetivos nesse momento. 
Conectado pela crescente demanda o Estado de Goiás, por meio da Controladoria Geral do Estado, publicou uma série de ferramentas tecnológicas com o objetivo de levar informação ao cidadão, fomentar o controle social e melhora das políticas públicas de combate ao Coronavírus. 
Este documento busca evidenciar como se deu adoção e implantação de ferramentas tecnológicas no que tange a transformação dos canais de ouvidoria no Estado de Goiás por meio da Controladoria Geral do Estado em ações no combate a pandemia do Coronavírus. O documento busca evidenciar como ocorreu a transformação dos canais de ouvidoria por meio de técnicas de aprendizado de máquina e visualizações de dados

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Natiane Guarda Dos Santos Mattos 09-02-2021 12:50:35

O referencial teórico foi pouco explorado no artigo e há falta de uma comparação melhor entre o tratamento de dados antes da implementação das técnicas de inteligência artificial e após elas serem adotadas.

Foto do Usuário Samuel De Carvalho Pinheiro 09-02-2021 12:50:35

Sugiro revisão da metodologia e uma melhor análise comparativa do antes e depois da implementação dos softwares. Tem sugestões de continuação da pesquisa ou futuros ganchos para uso desses softwares?

Tema muito relevante e atual; é fundamental produzir e compartilhar estudos como esse, que servem de apoio para outras instituições que estejam com necessidades similares. O autor aplicou técnicas que permitiram acelerar o atendimento das demandas, explicou detalhadamente a metodologia e apresentou os resultados, demonstrando a importância da iniciativa e possibilitando a replicação por outras instituições interessadas. Minha única dúvida foi quanto às referências, parece que a última página do texto ficou cortada e algumas referências não aparecem ali. Por gentileza, há mais fontes que foram utilizadas e não estão na lista? Obrigada e parabéns

Foto do Usuário Ediney Linhares Da Silva 09-02-2021 12:50:35

O trabalho traz uma contribuição valorosa frente ao cenário atual, contudo, peca na sucessão dos fatos deixando seções aquém de dados. A metodologia do trabalho não foi detalhada e o referencial merecia uma abordagem contextual para posterior inserção da discussão das ferramentas criadas.

Foto do Usuário Francisco Wagner Sousa De Lima 09-02-2021 12:50:35

Algumas partes do trabalho apresentam uma lacuna em sua composição. A metodologia do trabalho e o referencial teórico são itens que mereciam maior destaque.

Foto do Usuário Gustavo Siqueira Teixeira 09-02-2021 12:50:35

Tema atual. Necessita de algumas complementações bibliográficas mas está no caminho certo!.

Foto do Usuário Ronison Oliveira Da Silva 09-02-2021 12:50:35