ECONOMIA CIRCULAR, SUSTENTABILIDADE E LOGÍSTICA: Uma combinação para melhorar o planeta, as pessoas e os negócios

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 297


Certificado de publicação:
Certificado de MAURO CAMPELLO

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Mauro Campello

ABSTRACT
O objetivo principal do artigo é uma análise sobre a economia circular, ou seja, entender o que é, os conceitos principais sobre o tema, seus princípios e, claro, seus benefícios. Também aborda aspectos sobre a economia linear - o modelo base atual de produção, sustentabilidade, logística e logística reversa, essas última fundamentais para a produção. O processo tradicional de produção de bens e serviços usa, em grande maioria, recursos extraídos da natureza em uma velocidade elevada, sem que haja tempo de regeneração da mesma. Por outro lado, no final do processo de produção e pós-consumo dos produtos, ocorre um acúmulo de resíduos nem sempre adequadamente descartado, com outro impacto para a natureza - o lixo. Porém, muitas vezes esse lixo tem valor, se bem processado, além de poder ser reaproveitado como insumo de outros processos e, em um limite maior, nem existir. Esse é o novo conceito da economia circular, que permite mudanças significativas, não só na produção, mas em todo o processo, alterando formas de consumo, de relacionamento entre os entes da cadeia de suprimentos, de produção, além do próprio negócio. São abordados temas de desenvolvimento sustentável, os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), a forma como a economia circular contribui para alguns desses objetivos, a importância da logística reversa em relação à economia circular e na sustentabilidade para as empresas e sociedade do ponto de vista econômico, ambiental e social, gerando benefícios e valor para as partes envolvidas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Maria Da Graça Saraiva Nogueira 09-02-2021 09:50:35

Achei o artigo muito bom, com ótimo desenvolvimento de ideias. Considero que algumas afirmativas deveriam vir acompanhadas de um autor, como, por exemplo, ''Outro aspecto relevante que deve ser considerado é a falta de infraestrutura dos governos municipais para o tratamento, tanto do lixo orgânico e hospitalar, bem como dos resíduos recicláveis.'' A questão a ser debatida: Seria, então, a economia circular o “novo normal” da produção?, que é a questão do próprio autor. Será que sem leis rígidas sobre o assunto as empresas optariam por este ''novo normal''?

Foto do Usuário Gilson Scholl Pires 09-02-2021 09:50:35

O autor precisa verificar as regras da ABNT para citações. É necessário embasamento de autores internacionais para dar mais peso ao trabalho realizado. O trabalho não apresenta metodologia do trabalho. Desta forma, não há como saber como a pesquisa foi estruturada e realizada. Os resultados se confundem com o referencial teórico, não uma separação específica, a uma texto contínuo sobre vários assuntos. A ordenação do texto deveria ser diferente. Seu tema principal é economia circular, logo é necessário um embasamento sobre a luz da arte da Economia Circular, para depois expressar outros elementos que estão dentro da guarda chuva da economia circular.

Foto do Usuário Luiz Felipe Magnago Blulm 09-02-2021 09:50:35

Atual, relevante e excelente o tema escolhido. Entretanto, o tema está repleto de outros assuntos (sustentabilidade e logística) que tem sua relevância se tradado em outros estudos. Ver citações fora do padrão (autor, data), como por exemplo, a figura 2.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.