Responsabilidade Social Corporativa e Desempenho Financeiro Corporativo: Uma perspectiva gerencial para a sociedade

Temas: Marketing


Certificados:
Não disponível

Acessos nesse artigo: 1


AUTORIA

Álan Andrew De Souza , Nathalia Seibt , Gustavo Andre Pazini , Clécio Falcão Araújo , Cláudio Hoffmann Sampaio

ABSTRACT
O presente estudo examina a relação da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) com o Desempenho Financeiro Corporativo (DFC), a partir da teoria dos stakeholders e com uma perspectiva gerencial e social. Fornece uma revisão crítica da literatura explorando o benefícios e desvantagens que as organizações recebem quando atuam de maneira pragmática através ações socialmente responsáveis na busca da redução dos males sociais, inclusive durante crises econômicas. Pressupõe-se que a literatura a cerca desse tema apresenta diversas controvérsias, pelo fato de que acionistas, sociedade, funcionários, fornecedores e clientes, possuem interesses distintos em sua relação com as empresas. Não houve consenso na relação entre os constructos RSC e DFC para generalização de conclusões. Além disso, identificamos oportunidades significativas para pesquisas futuras sobre RSC e DFC que podem explorar todas as partes interessadas na relação dos constructos.
Palavras-chave: Responsabilidade Social Corporativa; Desempenho Financeiro Corporativo; Stakeholders; Crises Econômicas; Sociedade

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Juliana Matte 09-02-2021 12:50:35

O artigo possui uma temática relevante, principalmente no momento atual e aborda de forma clara a responsabilidade social com o desempenho financeiro. Dessa forma, a contribuição que faço é para elevar a qualidade do artigo para que possa ser publicado em revistas. Por exemplo, o artigo não apresenta método, o que compromete a confiabilidade dos dados. Assim, não se entende como os autores chegaram àqueles estudos e se realmente os artigos encontrados que são discutidos no estudo, são aqueles que deveriam estar ali. Ainda, tomar cuidado quando mencionam que os construtos RSC e DFC possuem forte relação, pois essa frase citada no artigo, em determinado momento é contrariada, quando os autores citam que na literatura há estudos que identificaram essa relação positiva, negativa e neutra (ou seja, sem forte relação). Sobre as conclusões, realmente não tem como haver consenso entre esses 2 construtos, pois trata-se da sobrevivência da empresa (DFC) e a ajuda que ela pode fazer para a sociedade, de forma geral (RSC). A grande questão é encontrar um ponto de equilíbrio e, por isso, sugiro que esse seja um aspecto que possa ser melhor explorado no estudo. Parabéns pelo trabalho!

Foto do Usuário Charles Alves De Castro 09-02-2021 12:50:35

O presente artigo representa um tema atual que enriquece o meio acadêmico com insights e os resultados obtidos. Principalmente neste momento em que a Europa esta alavancando as pesquisas sobre sustentabilidade, economia circular e responsabilidade social. De maneira geral o artigo foi bem escrito, os resultados são relevantes e a atualidade do tema eleva o nível da contribuição. Em um próximo artigo ou replicabilidade, sobre o mesmo tema, aconselho a verificar maiores estudos no âmbito internacional. De maneira geral parabéns pelo conteúdo e informação compartilhada.

Foto do Usuário Hélder Uzêda Castro 09-02-2021 12:50:35

O trabalho não está no padrão sugerido pelo Evento. Igualmente, cabe uma revisão de Língua Portuguesa. Muitas citações na seção de Introdução. Faltou apresentar e contextualizar a pesquisa. Rever a questão dos “tipos” na seção de Fundamentação, tanto para RSC quanto para DFC. No entanto, a relação entre as duas ficou interessante. Penso que o trabalho não tem conclusão. Faltou fechamento.

Foto do Usuário Reginne Marcelle Da Cunha Nunes 09-02-2021 12:50:35

Quero parabenizar os autores pela construção do tema, é atual e importante para o período que vivemos, especialmente em tempos de cancelamentos digitais de empresas e marcas. A escrita tem fluidez e traz autores bastante diversos dos comuns sobre o tema.