Uma realidade do HIV/AIDS por diferentes cores: um panorama da efetividade das políticas públicas na população negra.

Temas: Políticas Públicas de Saúde


Certificado de publicação:
Certificado de Fernanda Gonçalves de Souza

Acessos nesse artigo: 1


AUTORIA

Saraid Da Costa Figueiredo , Fernanda Gonçalves De Souza , Ana Paula De Lima Bezerra , Amanda Menezes Oliveira , Stéphane Bruna Barbosa , Isadora Oliveira Gondim

ABSTRACT
Introdução: Sendo as políticas públicas fundamentais para que ações governamentais tenha impacto na vida dos cidadãos e pensando na sua importância no cenário de saúde, percebe-se o papel de controle social com o objetivo de cuidar e promover o bem-estar social. Bem como, auxiliar no processo de tratamento e reabilitação, e além de colaborar com a promoção da saúde da população. Nota-se que no contexto, do HIV/AIDS se faz necessários políticas que sejam eficazes e que trabalhe de forma integral e universal para atender todos os contextos sociais e suas vulnerabilidades, por essa razão entende-se a necessidade de políticas específicas que amparem as parcelas populacionais marginalizadas, devido as segregações e discriminações sociais, raciais e de gênero, com o intuito da minimização dos casos de óbito e de adoecimento por AIDS. Objetivo: Analisar as informações publicadas em periódicos científicos indexados e de dados secundários, a eficácia das políticas públicas na redução de casos de AIDS na população negra. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo revisão integrativa da literatura, realizada em junho de 2020, com a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos. Além disso, utilizou dados secundários disponíveis no Datasus, extraídos na segunda quinzena do mês de junho de 2020 para analisar o impacto das políticas públicas ao longo do tempo. Resultados: Foram selecionados 07 artigos para compor a amostra da pesquisa. As discussões em torno dos textos analisados e os dados extraídos no Datasus mostraram que, apesar da existência de políticas públicas, há a persistência de casos de AIDS na população negra. Considerações finais: Compreende-se a importância do aprofundamento e readequação das políticas públicas para que sejam eficazes para a redução da AIDS e cumprir com os seus objetivos, além de proporcionar melhoria da qualidade de vida da população negra. Com isso, é notório a necessidade de políticas públicas baseadas na equidade e inclusão pensando no perfil persistente de AIDS entre negros.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Fellicia Ferreira Da Mota 09-02-2021 12:50:35

o tema é relevante, atual e contribui positivamente para a constraução do raciocínio crítico sobre as políticas públicas para a população negra de modo geral.

Foto do Usuário Sabrina Alaide Amorim Alves 09-02-2021 12:50:35

Tema relevante no que concerne a necessidade de desenvolvimento e efetividade de políticas públicas a população negra.

Considero o artigo muito relevante, pois apresenta discussões relevantes e comparativas, deixando evidente no estudo a que a população negra é mais acometida pela doença e vivencia diversas situações de desigualdade, decorrente do racismo estrutural.

Foto do Usuário Brunno Henrique Kill Aguiar 09-02-2021 12:50:35

A produção aborda tema de grande relevância de forma bastante coerente e fluída. Ótimo trabalho

Ótimo artigo, leitura de fácil compreensão que apresenta seus resultados de forma prática e concisa.

Foto do Usuário Camila Barreto Araujo 09-02-2021 12:50:35

Excelente temática! São mais de 40 anos desde que o HIV/AIDS começaram a ter protagonismo nas políticas públicas de saúde e ainda persistem, apesar de todo o esforço preventivo e terapêutico, as desigualdades raciais, evidenciando esse racismo estrutural muito enraizado ainda em nossa sociedade. Sugiro, em trabalhos futuros sobre a temática, abordar ferramentas que deram certo como políticas públicas voltadas à população negra, não só no Brasil e não só no quesito HIV/AIDS, para que se tenha um norte na busca e na criação de soluções que reduzam a morbimortalidade da doença na população negra.

Foto do Usuário Isabella Louíse Morais De Sousa 09-02-2021 12:50:35

Artigo com temática super importante e atual, introdução e contextualização bem feita, metodologia bem descrita e esclarecida, assim como os resultados e discussão. Pergunta: Quais políticas públicas o governo brasileiro tem implementado atualmente para diminuir a taxa de HIV na população negra?

Foto do Usuário Bianca Suaid Soares 09-02-2021 12:50:35

O artigo é bem relevante e muito bem desenvolvido.

Foto do Usuário Joana Degasperi Diniz 09-02-2021 12:50:35

Ótima escolha da temática! Artigo elucidativo e de importante contribuição para o conhecimento.

Foto do Usuário Amanda Vivacqua Figueiredo 09-02-2021 12:50:35

Artigo muito bem estruturado sobre uma temática relevante.

Foto do Usuário Carolina Serrati Moreno 09-02-2021 12:50:35

Temática muito relevante para a atualidade. O artigo apresenta informações importantes para a questão apresentada, e aponta caminhos para que as problemáticas apresentadas possam ser lidadas de uma forma adequada.