A CONTRIBUIÇÃO DO ENVELHECIMENTO POPULACIONAL NOS CUSTOS DE INTERNAÇÕES PÚBLICAS EM SAÚDE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia da Saúde

Acessos neste artigo: 3


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Wanderson Costa Bomfim

ABSTRACT
Objetivo: o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito das mudanças da estrutura etária nos custos com internações públicas, utilizando como exemplo o estado de Minas Gerais. Para Tal, foram realizadas três comparações: 2005 e 2019; 2005 e 2060; e entre Minas Gerais e os estados do Amazonas e do Rio Grande do Sul, no ano de 2019. Metodologia: Foram utilizados dados de internações públicas de saúde, do Sistema de Internações Hospitalares (SIH), disponibilizados pelo Departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil. (DATASUS). Utilizou-se como método de análise uma decomposição que possibilita a identificação da contribuição e sentido do efeito da composição etária, bem como as mudanças nos preços e nas taxas de internação nas diferenças de custos totais.  Resultados: Os resultados deste estudo mostraram que o efeito composição etária foi o que teve maior contribuição no aumento dos gastos públicos em internações entre os anos de 2005 e 2019 para Minas Gerais. O efeito taxa, quando analisado todas as causas de internações em conjunto, teve uma contribuição negativa no sentido de diminuir os custos totais. Conclusão: A análise dos fatores que influenciam na variação dos custos em saúde é fundamental, visto que os recursos nessa área são cada vez mais escassos. Assim é possível estabelecer estratégias que possam agir de forma mais efetiva nas variáveis com maior impacto. Além disso, estudos que utilizam metodologias de decomposição para gastos em saúde ainda são escassos. Este estudo, portanto, contribuiu também para o enriquecimento da literatura.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jaciara Tiago Antunes Alvarenga 09-02-2021 12:50:35

Trabalho muito bom ! Tema muito relevante na atualidade.

Foto do Usuário Ivaldo Dantas De França 09-02-2021 12:50:35

Detalhar melhor sua metodologia, tipo de estudo, uso de bases secundária, necessitou ir ao comitê de ética, se não por que? No resumo usas parte da metodologia no objetivo. Na metodologia não identifiquei seus objetivos. Não identifiquei se na sua metodologia sua análise foi baseada em base populacional e como foi utilizado o IPCA, quais as taxas usadas? Taxa de sentido inverso é o mesmo de taxa de contribuição contrária? Parágrafos longos tornam seu texto cansativo para o leitor. Seu tema comenta envelhecimento, qual a faixa etária que foi utilizada, nas fórmulas é usada um limite de 0 a 80+.

Foto do Usuário Tâmara Kênya Miranda Da Silva 09-02-2021 12:50:35

Na minha opinião, o artigo está muito bom, mas eu achei um erro de português( mordeste, mas a palavra correta seria nordeste), quando chegou nas fórmulas para apresentar os resultados, achei que ficou muito confuso( tem que ler várias vezes para poder entender). Na visão geral, o trabalho está bem feito. Parabéns

Foto do Usuário Bruna Maria Ferreira 09-02-2021 12:50:35

Artigo bem escrito, tema atual e discussão muito relevante.

Foto do Usuário Fernanda Gonçalves De Souza 09-02-2021 12:50:35

Relevante e pertinente, o artigo está muito bem estruturado e traz uma reflexão muito rica para os gestores de saúde.

Foto do Usuário Jéssica Lopes De Oliveira 09-02-2021 12:50:35

O trabalho está bem estruturado e contextualizado com a situação e problema proposto, possui relevância social, ótima metodologia de estudo,

Foto do Usuário Ana Lidia Daniel 09-02-2021 12:50:35

Tema bastante relevante porem entrei erros de gramatica

O tema envelhecimento populacional é extremamente relevante. A transição demográfica com o aumento de idosos traz uma nova demanda para as Políticas Públicas no Brasil. O artigo está muito bem estruturado. Sugestão: ressaltar a importância de reorganização do poder Público. Como de maneira efetiva os órgãos Públicos podem amenizar esta tendência? Como a sociedade pode se manifestar?

Foto do Usuário Larissa Gonçalves Souza 09-02-2021 12:50:35

Objetivo claro, texto bem escrito e tema relevante.

Foto do Usuário Stephen Stefani 09-02-2021 12:50:35

Muito bem construído metodologicamente, mas poderia ampliar discussão

Parabéns pelo trabalho. Bem estruturado e de fácil compreensão.

Foto do Usuário Arlete Aparecida De Abreu 09-02-2021 12:50:35

Artigo relevante e que contribui com aquilo que já se é discutido e esperado em termos de alterações dinâmicas e ambientais sobre os serviços de saúde

Foto do Usuário Laura Botega Almeida 09-02-2021 12:50:35

Importante contribuição ao incorporar os aspectos demográficos nas análises de custos com internações do SUS. A metodologia proposta pode ser aplicada para todo o país e ser atualizada periodicamente, contribuindo, dessa forma, para decisões de políticas públicas. Seria importante incorporar mais referências bibliográficas internacionais e nacionais que tenham realizado estudos similares. Poucos erros de português que uma releitura pode corrigir facilmente.

Foto do Usuário Lorena Franco Sobral 09-02-2021 12:50:35

Parabéns aos autores com a contribuição dessa pesquisa para a literatura científica, um tema crucial diante do processo de envelhecimento da população brasileira. Uma sugestão seria a comparação com os dados do Brasil e Minas Gerais, dentre os anos elencados no estudo, e uma pergunta é em relação a qual faixa etária é abordada no artigo?

Foto do Usuário Evelyn Elaine Costa 09-02-2021 12:50:35

Muito bem elaborado. Um ótimo trabalho. Tem muita importância o assunto abordado