Aids e envelhecimento: discursos sobre prevenção contidos nos documentos oficiais do Ministério da Saúde do Brasil

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde

Acessos neste artigo: 260


Certificado de publicação:
Certificado de Pedro Igor Viana Pinheiro

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Izaildo Tavares Luna , Francismeire Brasileiro Magalhães Barboza , Érika Nayara Benício Gonçalves De Sales , Antonio Marcos Souza Da Silva , Pedro Igor Viana Pinheiro , Pedro Henrique Freitas Rios

ABSTRACT
Objetivo: Analisar os discursos sobre prevenção de HIV/Aids em idosos contidos nos documentos oficiais do Ministério da Saúde. Metodologia: Pesquisa documental realizada de maio a junho de 2020 no site do Ministério da Saúde. Os critérios de inclusão: documentos de origem brasileira; estar disponível online; conter informações sobre HIV/Aids na população idosa. Já os critérios de exclusão atingiram os documentos que não apresentaram informações pertinentes ao tema proposto. A obtenção dos dados ocorreu por meio da leitura do documento na íntegra e a aplicação de instrumento de coleta de dados. Resultados: A busca resultou na identificação do link denominado “sexualidade” que contém curto texto com foco na campanha de 2008: Sexo não tem idade. Proteção também não. Dentre as publicações encontramos Envelhecimento Ativo: Uma Política de Saúde, Caderno de Atenção Básica: Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e Envelhecimento. No site do Ministério da Saúde deparamo-nos com a página “Idosos” que contém pequeno texto de três parágrafos, com o título: “Diagnóstico de idosos”. Nessa página, encontramos o link Aumento de aids em idosos, que evidencia o aumento de casos de aids entre idosos e cita o preconceito que cerca a sexualidade na terceira idade. O site do Ministério da Saúde apresenta três links: Tratamento de Aids em idosos; Campanha Clube da Mulher Madura; Campanha Clube dos Enta. Conclusão: Vimos que apesar da existência de documentos e campanhas voltados para a problemática do HIV/Aids entre idosos esses se mostraram insuficientes sobre a prevenção ao HIV.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Tatiana Pereira Das Neves Gamarra 09-02-2021 09:50:35

Trabalho excelente, aborda tema muito relevante para a saúde coletiva, muito bem escrito e estruturado, apresentando uma ótima sistematização da temática estudada.

Foto do Usuário Carolina Serrati Moreno 09-02-2021 09:50:35

O artigo proposto lida com uma temática muito relevante, e apresenta dados atuais e importantes do país. A questão de Aids e envelhecimento é pouco tratada na literatura, e o artigo consegue demonstrar isso buscando documentos oficiais do Ministério da Saúde.

Foto do Usuário Marco Aurélio De Sousa 09-02-2021 09:50:35

O artigo está muito bem estruturado, com conteúdos que facilitam o entendimento por parte dos leitores. Vale ressaltar que a temática é de extrema relevância no atual momento, onde acompanhamos um aumento do número de infecções sexualmente transmissíveis. O método utilizado também se mostra adequado para o objetivo proposto.

Foto do Usuário Amanda Ceratti 09-02-2021 09:50:35

Importante tema a ser trabalhado. A incidência de AIDS entre a população idosa têm crescido, surgindo a necessidade de planejamentos específicos para essa situação. Texto bem estruturado e de fácil compreensão

Foto do Usuário Carla Taís Barbosa Pereira 09-02-2021 09:50:35

Ótica temática, que ainda é vista como um tabu em nossa sociedade, tornando-se importante sua abordagem. ótimo trabalho

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.