TOMADA DE DECISÃO DO ENFERMEIRO FRENTE AOS CONFLITOS E DILEMAS ÉTICOS VIVENCIADOS NA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA NO CONTEXTO HOSPITALAR

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 223


Certificado de participação:
Certificado de Analu Sousa de Oliveira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Analu Sousa De Oliveira , Elaine Guedes Fontoura , Déborah De Oliveira Souza , Íris Cristy Da Silva E Silva , Ayla Melo Cerqueira , Marluce Alves Nunes Oliveira

ABSTRACT
Objetivo: Compreender os conflitos e dilemas éticos vivenciados pelos enfermeiros frente a tomada de decisão na situação de violência obstétrica. Método: trata-se de um estudo qualitativo. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada com cinco enfermeiras do centro obstétrico de um hospital especializado, público situado no município de Feira de Santana na Bahia, no período de novembro de 2019 a janeiro do ano de 2020. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual de Feira de Santana com parecer nº 2.227.332. Para a análise foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin, onde emergiram quatro categorias: “Situações de Violência Obstétrica”, “Conflito ético”, “Dilema ético” e “Tomada de decisão” Resultados: As enfermeiras do centro obstétrico vivenciam frequentemente situações conflituosas que exigem uma tomada de decisão, e afirmam não terem vivenciado situações com dilemas éticos. Conclui-se que a resolução das situações conflituosas e dilemáticas está fundamentada não só no conhecimento, mas também na autonomia da enfermeira e na sua capacidade de tomar decisões.
Descritores: Ética; Enfermeiros; Tomada de decisão; Centro Obstétrico.1

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Daniela Oliveira Borges 09-02-2021 09:50:35

Muito bom o trabalho! Os relatos demonstram que as profissionais de enfermagem além de não concordarem com a realização de procedimentos invasivos no momento do parto, deixa a entender infelizmente que eles sofrem um sentimento de impotência na assistência. Tema muito relevante.

Foto do Usuário Andreza Gonçalves Vieira Amaro 09-02-2021 09:50:35

Interessante o estudo, pois os casos de violência, infelizmente tem sido cada vez mais comum e as equipes de saúde tem que estar preparada para lidar com essas situações.

Foto do Usuário Francisca Lopes De Souza 09-02-2021 09:50:35

Artigo de qualidade e o que chama a atenção é o fato das entrevistadas não relatarem conflitos éticos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.