Marketing Digital: O papel desempenhado por influenciadores digitais no comportamento dos consumidores por meio do aplicativo instagram

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 293


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Caio Vinicius De Araujo Ferreira Gomes , Dieferson Leandro De Souza , Dyesla Leandro De Souza

ABSTRACT
O marketing digital se apresenta como uma ferramenta estratégica com significativa
relevância ao auxílio de pessoas e empresas, somando positivamente ao novo cenário
mercadológico que vivenciamos, fruto das modificações acarretadas com o advento da
internet e de suas aplicações. Diante desse contexto o presente trabalho estuda a influência
desempenhada pelos influenciadores digitais por meio do aplicativo Instagram na formação
de opinião do consumidor, apresentando caráter descritivo exploratório, pautada em pesquisa
por meio de questionário, com aporte em fontes bibliográficas. Assim, com a realização da
pesquisa foi possível identificar que o marketing digital aponta para uma relação benéfica de
aquisição de produtos, fortalecendo o comércio e sua inter-relação com o público.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Diego Da Rosa Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

A introdução é breve e vaga, não apresenta claramente o problema de pesquisa, objetivos e hipóteses. A revisão bibliográfica é escassa, resumindo-se a quatro obras para cada tema abordado. das 14 obras usadas como referência apenas 5 são artigos científico e nenhum publicado em periódico de relevância. Na página 5 os autores arguem sobre o percentual de respondentes que não se sentiram impactados em algum momento por influencers (''fato que pode ser associado aos fatores de idade e tempo disponibilizado diariamente para o uso do aplicativo.''), porém não apresenta nenhuma pesquisa anterior que relate essa relação. Os autores não incluem em anexo o questionário, impossibilitando a replicação da pesquisa. Ressalto que não entendo essa pesquisa como método misto (quali-quantitativo) devido às perguntas apresentadas na descrição dos resultados. A análise das respostas foi meramente descritiva, impossibilitando saber se os resultados foram obtidos por amostragem aleatória ou houve viés na seleção. O tema é de extrema relevância e esses aspectos prejudicam a qualidade dos resultados e a posterior replicação e validação dos procedimentos.

Foto do Usuário Larissa Compan De Almeida 09-02-2021 09:50:35

Tema atual e de fácil leitura. O tópico “Marketing Digital” no referencial teórico poderia ser melhor desenvolvido, poucos autores foram citados. O questionário e análises da pesquisa poderiam ser mais explorados. Levantando outros papéis desenvolvidos pelos influenciadores, por exemplo, como os influenciadores ajudam na construção da lealdade do consumidor com as marcas.

Foto do Usuário Ivo Soares Nascimento 09-02-2021 09:50:35

Introdução curta e ausência do problema de pesquisa. A revisão bibliográfica carente de mais conteúdo, faltou autores renomados no assunto, que com certeza contribuiriam para o trabalho. Falta de desenvolvimento sobre o quesito (''fato que pode ser associado aos fatores de idade e tempo disponibilizado diariamente para o uso do aplicativo.''), que poderia ter sido melhor explicado.

Foto do Usuário Greicy Tambosi 09-02-2021 09:50:35

O tema é relevante e atual. O artigo cumpre os critérios exigidos pelo evento. O referencial teórico pode ser melhorado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.