Análise estratégica de inovação no setor de fitomedicamentos: desafios e proposições para os laboratórios oficiais brasileiros

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 224


Certificado de publicação:
Certificado de Sergio Augusto da Motta

Certificado de participação:
Certificado de Sergio Augusto da Motta

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Sergio Augusto Da Motta , Américo Da Costa Ramos Filho

ABSTRACT
Esse artigo tem como objetivo desenvolver uma análise estratégica de inovação no mercado de medicamentos fitoterápicos e identificar quais são as possibilidades e desafios dos Laboratórios Oficiais nesse mercado. Para isso foi feita uma breve análise do mercado atual de fitomedicamentos em geral, em termos de volume comercializado anualmente, o número de registros desses medicamentos junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, o cenário de suprimento dos Insumos Farmacêutico Ativo Vegetal – IFAV para as indústrias, e, finalmente, a situação legal e regulatória para os registros dos produtos e processos de fabricação. Dessa investigação resultou a análise estratégica, consolidada em uma matriz SWOT, que fundamentou proposições dirigidas aos gestores dos laboratórios oficiais e aos formuladores de políticas públicas para o incentivo ao uso e a produção de medicamentos fitoterápicos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Débora Luiza Fontana Gotardo 09-02-2021 09:50:35

Com a situação atual mundial considerando a pandemia do novo Corona Vírus (que ainda é algo muito novo na medicina), a demanda por fitoterápicos (naturais) tende a ser maior, as pessoas estão buscando alternativas que possa melhorar sua saúde, o que seria uma oportunidade para as universidades incluírem em suas grades curriculares a Fitoterapia como disciplina obrigatória, em busca de ampliar os estudos neste seguimento alternativo. A biodiversidade Brasileira que foi entendida como uma oportunidade neste artigo. Como poderia ser a capacitação dos produtores para um excelente aproveitamento da matéria prima produzida?

Foto do Usuário José Antonio Marini 09-02-2021 09:50:35

Muito bom o artigo. Importante a criação de disciplinas relacionadas a plantas medicinais e fitofármacos na formação acadêmica dos profissionais da saúde.

Foto do Usuário Manuelle Cristine Silva 09-02-2021 09:50:35

Melhorar o resumo, colocando os métodos e os principais resultados. Algumas citações diretas precisam ser colocadas as fontes e formatadas da forma adequada.

Foto do Usuário Eliana Suemi Handa Okane 09-02-2021 09:50:35

A proposta do trabalho é muito boa, porém não observado o número de aprovação do comitê de ética para o estudo, visto que envolve pessoas. Então o trabalho ao meu ver está recusado!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.