Sistemas de Informação em Saúde: Intenção de Uso do Prontuário Médico Eletrônico em Niterói

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração da Informação

Acessos neste artigo: 280


Certificado de publicação:
Certificado de Ely Severiano Junior

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Diego De Oliveira Da Cunha , Ely Severiano Junior

ABSTRACT
Este trabalho teve como objetivo identificar quais as variáveis que influenciam positiva ou negativamente a aceitação do uso do prontuário eletrônico por profissionais de saúde atuante em unidades de saúde de atenção a família do município de Niterói, como ferramenta de apoio ao processo de trabalho. A partir da revisão da literatura foi identificado que o Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) de Davis (1989) seria o mais robusto para avaliação proposta. Foi aplicado um questionário, que resultou em uma amostra de 244 profissionais de saúde e os dados obtidos foram analisados através da Modelagem de Equações Estruturais (SEM). Os resultados confirmaram a validade de 4 das 6 hipóteses. As relações previstas no modelo TAM original foram confirmadas neste estudo, mas não a resistência sobre a facilidade de uso percebida e da Influência Externa sobre a utilidade percebida.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Francisco Lindoval De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Artigo cujo tema é atual para o que se propõe. Qualquer leitor compreende facilmente a discussão do artigo.

Foto do Usuário Evandro De Araújo Jardini 09-02-2021 09:50:35

Trabalho com assunto pertinente à área da TI aplicada à saúde. Trabalho conceitualmente bem embasado por uma literatura bem diversificada. O trabalho respondeu ao objetivo citado na proposta na seção de introdução. Como observação de melhoria, sugiro a padronização das fontes dos textos do documento. Pergunta: O e-SUS AB é de uso obrigatório apenas às prefeituras ou clinicas particulares também deverão utilizá-los?

Foto do Usuário Eliane Santos Do Nascimento 09-02-2021 09:50:35

Tema extremamente relevante, uma excelente abordagem, o estudo pode ser utilizado como embasamento para melhoria dos sistemas de informação em saúde. Sugestão: autores mais atuais dentro dessa mesma perspectiva, tendo em vista que a área de tecnologia da informação sofre constantes mudanças. O estudo permitiu identificar uma avaliação positiva por parte dos profissionais em relação as hipóteses apresentadas. Eliane Santos do Nascimento .

Foto do Usuário Arthur Pinheiro De Araujo Costa 09-02-2021 09:50:35

Artigo apresenta extrema relevância para a sociedade. O método para o obtenção dos resultados foi muito bem explorado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.