Cuidados de saúde à criança e ao adolescente vítima de afogamento

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde

Acessos neste artigo: 277


Certificado de publicação:
Certificado de Patrícia Ribeiro Mattar Damiance

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Daniel Freitas Rodrigues , Patrícia Ribeiro Mattar Damiance

ABSTRACT
Este manuscrito busca analisar a produção científica nacional, latino-americana e caribenha sobre os cuidados de saúde à criança e ao adolescente vítima de afogamento. 

Para o desenvolvimento da pesquisa foram considerados os seguintes critérios: busca eletrônica título por título; seleção de estudos de qualquer natureza, entre 2000 a 2020; inclusão de estudos com o termo “quase afogamento” e exclusão dos termos “afogamento seco e secundário”; recusa de publicações não disponibilizadas na íntegra e de estudos duplicados. Selecionou-se uma publicação de um total de 150 disponíveis. Conclui-se que existe uma lacuna na produção técnica e científica. 

Esta lacuna impacta na compreensão da magnitude epidemiológica, social e humana do problema, das suas causas e consequências e, principalmente, no planejamento do cuidado às vítimas e suas famílias no dia a dia da atenção à saúde da criança e do adolescente no Brasil.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário José Robertto Zaffalon Júnior 09-02-2021 09:50:35

O trabalho possui excelente temática, porém, o método utilizado limitou significativamente o aprofundamento da discussão proposta.

Parabenizo os autores sobre uma temática muito relevante. Queria saber dos autores, porque limitaram-se pesquisar somente em duas bases de dados, sabendo que é uma temática tão importante? Sugestão para os autores é que deveriam ter apresentado a contribuição do estudo selecionado como evidencia cientifica para futuras pesquisas.

Foto do Usuário Fernanda Gonçalves De Souza 09-02-2021 09:50:35

Ótimo artigo, leitura de fácil compreensão que apresenta seus resultados de forma prática e concisa.

Tema muito relevante, visto que o problema retratado é bastante recorrente.

Foto do Usuário Sofia Caroline Mesquita Lacerda 09-02-2021 09:50:35

Tema muito importante devido ao alto índice de acontecimento, bem abordado e de forma clara.

Foto do Usuário Bianca Suaid Soares 09-02-2021 09:50:35

O artigo é muito bem escrito, porém o tema poderia ser melhor desenvolvido

Foto do Usuário Izaildo Tavares Luna 09-02-2021 09:50:35

Deixo como sugestão para melhoria do artigo na busca de futura tentativa de publicação o seguinte: deixar as questões do estudo presentes e claras. Fornecer contextualização do tema em sequência lógica. Ampliar a buscar para ter um número amostral maior visto que o total de artigos amostrais (final) dessa revisão não permitiu uma robustez na discussão e na síntese conclusiva. Formular objetivo(s) e/ou hipótese(s) com informações explícitas das perguntas que estão sendo tratadas com referência aos participantes, intervenções, comparações, resultados e desenho do estudo (PICOS). Apresentar as limitações e as contribuições para o conhecimento científico.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.