EQUIPE DE SAÚDE VIVENCIA DILEMAS ÉTICOS NO CUIDADO À MULHER EM ABORTAMENTO INDUZIDO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 237


Certificado de participação:
Certificado de Lorraine Alves De Souza Santos

Certificado de publicação:
Certificado de Lorraine Alves De Souza Santos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Lorraine Alves De Souza Santos , Marluce Alves Nunes Oliveira , Ivanilza Carminha Da Silva , Elaine Guedes Fontoura , Maryana Carneiro De Queiroz Ferreira

ABSTRACT
INTRODUÇÃO: No contexto social em que estamos inseridos percebemos a necessidade que ações éticas estejam presentes no cotidiano, principalmente no que concerne ao cuidado à mulher em abortamento induzido. No exercício profissional, a equipe de saúde, pode confrontar-se com dilemas éticos em sua prática, principalmente no cuidado a mulher em abortamento induzido. Essa temática abarca preconceitos, valores e posturas pessoais que podem influenciar no processo de tomada de decisão da equipe de saúde. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa qualitativa quem tem como objetivos compreender os dilemas éticos vividos pela equipe de saúde no cuidado a mulher em abortamento induzido, identificar ações da equipe de saúde no cuidado à mulher em processo de abortamento induzido e estabelecer medidas para a equipe de saúde para prevenção de dilemas éticos no cuidado à mulher em abortamento induzido. Este estudo é vertente do projeto “Conflitos e dilemas éticos vividos no cuidado da equipe de saúde no contexto hospitalar”. A pesquisa foi realizada no centro obstétrico de um hospital especializado, público, no município de Feira de Santana-BA, em 2018. Participaram da pesquisa sete profissionais da equipe de saúde. Os critérios de inclusão foram: ter mais de um ano atuando no centro obstétrico e estar em plena atividade laboral. Os dados foram analisados na proposta de Bardin. RESULTADOS: Emergiram as seguintes categorias empíricas: compreensão da equipe de saúde sobre dilemas éticos; o que leva a mulher a realizar abortamento induzido; acolher a mulher em processo de abortamento; ética no cuidado a mulher em processo de abortamento. Os resultados apontaram que o dilema ético é compreendido como situação que precise tomada de decisão. Para os participantes, o que pode ocasionar o aborto tem relação com a situação financeira, relacionamento conjugal conturbado, falta de apoio do companheiro. Deve existir respeito e acolhimento à mulher pós-abortamento por se tratar de um momento delicado em sua vida, respeitar os princípios éticos, não emitir juízo de valor sobre a decisão da mulher e promover a dignidade da pessoa. CONCLUSÃO: Conclui-se que os dilemas éticos vivenciados no cuidado a mulher em processo de abortamento, estão relacionados ao estigma, valores e princípios morais inerentes que emergem e impactam negativamente na assistência, mesmo que seja cumprido o que é preconizado pela ética, ainda é preciso ter um olhar sensível e de acolhimento.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Miguel Arcangelo Serpa 09-02-2021 09:50:35

Tema de grande relevância. Metodologia apropriada

Foto do Usuário Carla Cristina Ribeiro Ornelas 09-02-2021 09:50:35

O tema proposta é relevante, e atual. Bem escrito.

o trabalho apresenta uma temática relevante e apresenta-se organizado de forma didática respeitando as normas de publicação.

Foto do Usuário Sofia Caroline Mesquita Lacerda 09-02-2021 09:50:35

Excelente artigo, de grande relevância e tema atual. Metodologia de fácil entendimento.

Foto do Usuário Ana Luisa Almeida Melo 09-02-2021 09:50:35

O artigo contempla temática atual e discussão necessária. O artigo traz referenciais que contribuiram de forma a esclarecer e dialogar com os resultados encontrados. Parabenizo os autores pelas contribuições promovidas.

Foto do Usuário Aline De Jesus Garcia 09-02-2021 09:50:35

O trabalho está bem escrito e de forma que facilita o entendimento, sendo muito importante para acessibilidade do conhecimento científico de um tema tão cercado de estigmas. Parabenizo as autoras pela excelente escolha do tema e a metodologia coerente empregada para o estudo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.