JOSÉ TIRANDO A PEDRA DO MEIO DO CAMINHO: um estudo sobre a sua luta desvencilhar da minério- dependência

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Acessos neste artigo: 240


Certificado de publicação:
Certificado de Armindo Dos Santos De Sousa Teodósio

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Frederico Dornellas Martins Quintão , Armindo Dos Santos De Sousa Teodósio

ABSTRACT
Itabira, cidade localizada em Minas Gerais, era um território com fábricas de armas, fundição de ferro e produção de tecidos. Entretanto, essas atividades foram se perdendo com a fundação e instalação de uma exploradora de minério de ferro chamada atualmente de Vale S/A. Desde então, os cidadãos da cidade se mobilizam para que se desenvolva na cidade novas alternativas econômicas, entretanto a mineradora escondeu de Itabira que encerrará suas atividades na cidade em 2028. Diante disso, como forma de explorar as alternativas econômicas e seus processos de governança na cidade, aplicamos um questionário com atores sociais do território. Os resultados apontam propostas de melhorias na educação, saúde e governança, capacidade e interesse dos atores para o desenvolvimento da cidade. Por outro lado, o governo local atua de forma centralizada, sem clareza nas propostas e com dificuldade em promover ações efetivas para a emancipação do município frente a Minério-Dependência.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marcell M. C. Maceno 09-02-2021 09:50:35

O trabalho é relevante e possui uma abordagem bastante crítica. Apenas como ponto negativo, percebo em alguns momentos o tipo de linguagem utilizada. Além disso, a introdução e o referencial teórico deixam um pouco a desejar em embasamento da literatura recente e consistente.

Foto do Usuário Adelmo Teotônio Da Silva 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresenta elementos fundamentais para a compreensão sobre os diferentes aspectos que envolvem a temática ambiental. O escopo da investigação tem pontos interessantes para a abordagem de metodologia que foi adotada.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.