EDUCAÇÃO COMO UM DIREITO: caminhos para inclusão

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 223


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcia Eliza De Godoi Dos Santos , Adriana Leonidas De Oliveira

ABSTRACT
A Educação é um dos direitos básicos de todas as crianças e jovens, conforme aponta documentos nacionais e internacionais que legislam sobre os direitos universais de todos os indivíduos. A política nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva no contexto contemporâneo, vem sendo palco de discussões e estudos, com o propósito de possibilitar a acessibilidade às pessoas com deficiência. Desse modo, é de grande relevância o apoio especializado, tanto para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), quanto para toda equipe escolar, que necessitem de orientação pedagógica.
A concepção que orienta as principais opiniões acerca da educação inclusiva é de que a escola é um dos espaços de ação e de transformação. O presente estudo tem como objetivo analisar as concepções  acerca do Atendimento Educacional Especializado e abordará conceitos sobre a  inclusão de pessoas com necessidades especiais a partir da perspectiva da educadora  Maria Teresa Mantoan, com destaque a construção do processo de implantação da educação inclusiva. 
A inclusão dos alunos com necessidades Educacionais Especiais, nas escolas regulares de ensino, é uma exigência das Leis. Mas, o que fazer para que nossas escolas se tornem verdadeiramente inclusivas e as necessidades desses alunos sejam atendidas?

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Luiz Rodolfo França Pinheiro 09-02-2021 09:50:35

Trabalho interessante ao apresentar um olhar importante àqueles que tanto precisam ser inseridos em nossa sociedade. Sugestão: incorporar em próximos trabalhos a perspectiva de outros autores. Pergunta: Pode a Educação Inclusiva melhorar a vida das pessoas que a utilizam?

Foto do Usuário Claudia Regina Bruni Sigrist 09-02-2021 09:50:35

Trabalho com relevância no tema, na política nacional da educação, com um olhar mais apurado ao ensino que qualidade e acessibilidade e inclusão a todos. Sob essa abordagem, qual a melhor contribuição que os educadores podem dar ao estudo?

Foto do Usuário Cleide Machado Bleck 09-02-2021 09:50:35

Texto bem fundamentado e de extrema relevância para Educação. Falar sobre inclusão para realidades que muitas vezes não possuem nem as mínimas condições de estrutura para o ensino como no sistema educacional brasileiro é um desafio. De acordo com a abordagem sobre as mudanças no processo de inclusão mesmo que de forma lenta, porém significativas pergunto: Quais as principais mudanças implementadas da perspectiva de inclusão no sistema de educação nacional?

Foto do Usuário James Cleiton De Oliveira Sá 09-02-2021 09:50:35

O trabalho tem altíssima relevância ao ratificar que cada Ser Humano é único e que as particularidades de cada pessoa devem ser consideradas para uma verdadeira inclusão nos processos educacionais. Toda a sociedade devendo contribuir para este objetivo. Com isto pergunto à autora, existe legislação clara e abrangente que obrigue os atores com poder decisório à comprometer-se com ao menos uma parte dessa inclusão?

Foto do Usuário Paulo Sergio Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

A educação inclusiva é sem duvidas responsabilidade de toda sociedade. O tema é bastante interessante e inevitável. Como o autor vê o processo de inclusão nos dias atuais?

O processo de inclusão traz à tona a necessidade de realmente incluir ou excluir?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.