A INSERÇÃO DE JOVENS RECÉM-FORMADOS NO MERCADO DE TRABALHO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 4


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível
AUTORIA

Gilberto Perez , Renato De Souza Santos , Valquiria Morais De Campos Araújo , Bruna Aline José Da Silva , Bruno Pereira Da Silva , Juscilene Silva Durães Oliveira , Lucas Da Cruz Siqueira

ABSTRACT
Muito se questiona sobre a vivência do jovem recém-formado para ingressar no mercado de trabalho, pois possuem toda a base da teórica que a graduação proporciona, contudo não possuem a prática, muitas vezes exigidas no ofício/ emprego. Devido a este fato a proposta da nossa pesquisa é entender como funciona esse processo após a conclusão da graduação e a migração ao trabalho. Atualmente a tecnologia tem crescido exponencialmente e a necessidade de profissionais capacitados tem sido essencial para o crescimento das organizações. Através de um estudo sobre como os recém-graduados enxergam suas oportunidades no mercado de trabalho, para compreender o que está sendo mais relevante, a bagagem, competências, exigência no meio digital e se a experiência se sobressai em relação à formação. Os resultados da pesquisa apontam várias as dificuldades enfrentadas pelos egressos ao tentarem ingressar no mercado de trabalho, bem como, as várias exigências feitas pelos empregadores.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Jhony Pereira Moraes 09-02-2021 12:50:35

Parabéns pelo trabalho! Possui potencial para aprimoramento! Faço algumas sugestões de estudos que podem embasar as discussões sobre inserção profissional e mercado de trabalho em estudos futuros: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/download/42393/29322/ https://periodicos.uff.br/pca/article/view/11087/0 https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1678-69712012000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/7046

Foto do Usuário Marcos Antonio Fonseca Calado 09-02-2021 12:50:35

Texto bom e esclarecedor sobre a importância da cultura organizacional e dos estilos de liderança no incentivo à inovação. Pergunta: Considerando-se que o tamanho da amostra poderia ser maior em se tratando de um estudo regional (Região Nordeste), em que consistiu ser a escolha dessa amostra “por conveniência”?

Foto do Usuário João Paulo Dias Da Silva Munck 09-02-2021 12:50:35

Prezado Autor, Parabéns inicialmente pela construção e pelo tema escolhido, achei muito interessante. O que daria como sugestão seria três coisas: - Gráfico: Os gráficos ficaram pequenos e alguns sem dados dificultando a compreensão, além disso, acho que poderia explorar outros indicadores quanto ao tema proposto. - Análise dos dados: Poderia ter retomado ao referencial teórico em suas análises dos gráficos, pois isso, demostra que sua pesquisa está alinhada ao que disse anteriormente. -Introdução: Sua introdução ficou muito curta, onde poderia explorar mais seu trabalho e prender a atenção do leitor desde o início.

Foto do Usuário Doriedson Silva Adolfo 09-02-2021 12:50:35

Ultimamente o mercado de trabalho esta mesclando muito, no que tange a experiencia e mão de obra.