AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: O PAPEL DO LÍDER NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DOS COLABORADORES

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 352


Certificado de publicação:
Certificado de Débora Scardine da Silva Pistori

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Bianca Cristiane De Lima Barboza , Débora Scardine Da Silva Pistori

ABSTRACT
Diante de um contexto extremamente competitivo, direcionado à obtenção de resultados cada vez melhores, faz-se necessário um método de avaliação de desempenho que impulsione todos ao mesmo objetivo. Porém, a avaliação precisa ser um processo agradável, com o intuito de levar ao aprendizado individual e coletivo, mantendo um equilíbrio entre o que lhe é exigido e o que é possível de se atingir, dentro de prazos e com metas claras e bem definidas. Deste modo, o líder pode exercer papel fundamental no processo de avaliação de desempenho, para que a constante exigência por melhores resultados não gere impactos negativos e stress no ambiente profissional. Assim, a pesquisa teve como objetivo identificar os fatores de maior relevância na avaliação de desempenho, e o papel que o líder desempenha neste processo. Os dados foram levantados através de pesquisa bibliográfica e de campo com aplicação de um instrumento do tipo questionário que foi respondido por colaboradores que já passaram (ou passam) por este tipo de processo. Após tabulação, os dados foram submetidos à análise qualitativa. Seus resultados permitiram identificar que nem sempre as organizações possuem o processo formal de avaliação de desempenho, mas, que de alguma forma, tentam oferecer suporte para o desenvolvimento de seus colaboradores. Para os avaliados, a liderança é fator importante no processo de avaliação, pois, mesmo que a evolução esteja completamente ligada ao próprio indivíduo, o líder tem capacidade de influenciar positivamente ao impulsionar e estimular, ou por outro lado, de diminuir e até mesmo desmotivar o crescimento do avaliado.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

O estudo apresenta relevância de tema e cuidado para com a apresentação da proposta em comitê de ética.

O autor deixou bem claro que, o papel da liderança em um processo de avaliação de desepenho dentro da empresa precisa da participação do lider e das pessoas envolvidas no processo de RH.

Foto do Usuário Lucimara Potye 09-02-2021 09:50:35

A autora tem uma linguagem clara para expor o tema, sendo muito fácil de percorrer a leitura. Porém, considero as referências bibliográficas com mais de 5 anos de publicações, Na metodologia, creio que há possibilidade de melhoria, no aspecto da citação do tipo de pesquisa bibliográfica acabou se resumindo os seus referencias em poucos autores, não fez contradições entre autores, não delimitou a abrangência do participantes por região ou empresa, não ficou claro se o questionário tinha perguntas abertas, alternativas e escalas.

Foto do Usuário Lorena De Oliveira Santos 09-02-2021 09:50:35

A pergunta problema atende um dos objetivos propostos somente, talvez pudesse ser ampliada para abarcar os dois. O tema é de extrema relevância para a área de Gestão de pessoas e que demanda revisão a adequação para que seja de fato um processo dentro do desenvolvimento de pessoas. O referencial atende ao proposto, está bem escrito e estruturado. Os itens do questionário poderiam ser melhor apresentados, como no gráfico 3 - Grau de Clareza nas orientações [...]; a Tabela 2 não esclarece qual o intervalo mínimo e máximo de pontuação para os itens propostos, o que impossibilita compreender o que quer dizer a nota atribuída, apesar do questionário ter sido apresentado no final do documento, a leitura não flui nessa seção pois é necessário consultar o documento para compreender o conteúdo da tabela. Todas as questões feitas aos participantes foram relevantes, incluindo sobre o perfil deles. Contudo, coube a apenas duas questões a responsabilidade de resposta à pergunta problema, comprometendo em parte o atendimento ao objetivo proposto. Sugiro incluir mais autores especialistas no tema avaliação de desempenho para reforçar o embasamento teórico.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.