Comportamento de Investidor: uma análise da percepção de investimentos de universitários do curso de Administração

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Acessos neste artigo: 229


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Georgiana Luna Batinga , Alice Lopes Da Silva , Lívia Maria Sheer Wagner , Luis Gustavo Rolli Modesto

ABSTRACT
Este estudo teve como objetivo analisar como o acesso à educação superior tem contribuído para desenvolver um comportamento de investidor, na percepção de jovens universitários do curso de Administração. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo de abordagem qualitativa-descritiva, que ouviu relatos e depoimentos de 15 jovens universitários do curso de Administração, por meio de entrevistas conduzidas por um roteiro estruturado, com perguntas direcionadas a atender ao objetivo proposto. A importância desse tema se justifica porque um comportamento financeiro ajustado produz impactos benéficos para a economia de um país, pois potencializa o espírito empreendedor do jovem, diminui os índices de endividamento e inadimplência e promove uma cultura de investimentos. Os resultados apontam que a carência de informações, em especial do público jovem que, desprovido de maturidade, se tornam vulneráveis diante da responsabilidade exigida para tomada de decisões financeiras. O conjunto da análise dos dados aponta na direção do desenvolvimento dos alunos em relação a conhecimentos elementares em educação financeira, embora o conhecimento de investimentos financeiros ainda seja insuficiente para desenvolver o comportamento de investidor do aluno.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

O trabalho foi muito bem elaborado e com um ótimo tema.

O trabalho possui tema bastante relevante, está bem justificado e embasado. Sugiro que em próximos estudos seja utilizada uma amostragem maior e que seja realizada uma verificação das referências, uma vez que Bardin (2011), POTRICH; VIEIRA; SILVA (2016), OLIVEIRA (2018), Brito (2016), dentre outros, estão citados, mas não constam nas referências.

Foto do Usuário Maria Da Penha Marques Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Pode-se dizer que o artigo tem uma certa abordagem didática, pois traz informações e instruções que auxiliam no controle das finanças pessoais, por exemplo. O artigo foi desenvolvido de forma consistente com objetivo claro, e apresentou um tema de grande relevância. Uma sugestão seria separar os entrevistados que já cursaram as cadeiras de finanças dos que não cursaram, pois se o aluno não cursou tais cadeiras, como pode avaliar se educação superior contribui para desenvolver um comportamento de investidor?

Foto do Usuário Nádya Moreira Farias 09-02-2021 09:50:35

Excelente artigo. O tema é relevante e bem apresentado. Porém a pesquisa teria um resultado mais fiel sendo realizada com um número maior de entrevistados e que já tenham cursado as cadeiras relacionadas a finanças no curso de administração. Por fim, questiono o por quê da entrevista ter sido realizada por troca de áudios? O que poderia ter sido feita em video em uma sala virtual, o que chegaria mais próximo de uma entrevista ''cara a cara'', assim passaria ao entrevistado um nível maior de conforto e uma maior credibilidade.

Foto do Usuário Isabela Mendes Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Ótimo artigo, o tema é bastante relevante. Parabéns aos autores.

Foto do Usuário Ane Caroline Rodrigues Pivanti 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresenta um tema bastante expressivo e atual a ser discutido e observado. A educação financeira é de suma importância não só para acadêmicos, mas como também para a sociedade de um modo geral, pois vivemos em um mundo amplamente consumista.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.