UM ESTUDO SOBRE O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PELOS BANCOS BRASILEIROS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração da Informação

Acessos neste artigo: 276


Certificado de publicação:
Certificado de Renata Correa Nieto
Certificado de Renata Correa Nieto

Certificado de participação:
Certificado de Renata Correa Nieto

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Mateus Rodrigues Da Silva , Gabriel Fantim Gomes Da Costa , Beatriz Vicente De Lemos , Gilberto Perez , Marcel Ginotti Pires , Karina De Medeiros Leite , Renata Correa Nieto

ABSTRACT
O conceito de Inteligência Artificial (IA) ganhou destaque em um cenário de forte desenvolvimento tecnológico. O avanço acelerado do volume de dados e algoritmos trouxe uma série de mudanças para a sociedade, especialmente para organizações de diferentes segmentos. Sendo assim, o trabalho apresentado tem o objetivo de identificar a influência da IA no setor bancário, analisando os fatores críticos da implantação, bem como as vantagens competitivas das principais ferramentas utilizadas nesse processo. Para a sua realização, a metodologia adotada foi a qualitativa do tipo exploratória e descritiva. Para coleta de dados e esclarecimento detalhado sobre o tema, foram realizadas pesquisas e entrevistas com profissionais que atuam diretamente com a IA nas instituições bancárias. Os dados obtidos foram tratados e estudados por meio da análise de conteúdo. Os resultados, na forma de categorias indicam que o uso da Inteligência Artificial agrega valor à marca, gera aumento na produtividade e estabelece uma relação de confiança com os usuários.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fernando De Souza Meirelles 09-02-2021 09:50:35

Amostra de 4 entrevistas e tamanho do questionário são muito pequenos para a pergunta de pesquisa. Bibliografia sobre IA em bancos é mais ampla e atual, por exemplo, Pesquisa específica de TI nos Bancos da Febraban.

Foto do Usuário Marcelo Santos Carielo 09-02-2021 09:50:35

Perguntas: 1) Foi feito alguma análise estatística na base dados utilizada, como por ex. cálculo de médias, frequências, etc.? 2) O agrupamento por similaridade foi realizado por meio de algum software computacional? Sugestões: 1) Explorar outros desafios nesse contexto utilizando bases com maior volume. 2) Aprofundar nos pontos da metodologia que viabilizem a escalabilidade da investigação realizada.

Foto do Usuário Mario Assis Almeida Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Tema interessante e vale a pena levar para discussão no congresso. No entanto, para uma publicação em revista, ainda carece de muitas melhorias.

Foto do Usuário Kaline Ferreira Fróes Queiroz 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem articulado. Atinge o objetivo proposto. No entanto peca na apresentação e compilação dos resultados,os mesmo poderiam ser analisados com uma maior profundidade.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.