DISTORÇÕES E DISFUNÇÕES DO CONSENSO DE WASHINGTON NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA

Temas: Administração Pública


Certificado de participação:
Certificado de Gabriel Draia Vieira

Certificado de publicação:
Certificado de Gabriel Draia Vieira

Acessos nesse artigo: 1


AUTORIA

Gabriel Draia Vieira , Carlos Antonio Teixeira Gomes , Joel De Lima Pereira Castro Junior

ABSTRACT
Este trabalho discute os princípios do Consenso de Washington que fomentaram mudanças nos países da América Latina a fim de promover modernizações econômicas e administrativas para atender às necessidades do mercado sob a perspectiva de sua implantação via Nova Gestão Pública (New public management - NPM), e suas ferramentas aplicadas que geraram distorções na busca de maior eficácia e eficiência na administração pública. Assim, foram examinadas tais distorções em três órgãos em diferentes esferas da administração pública brasileira: o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ), a Controladoria Geral da União (CGU), e o Sistema Único de Saúde (SUS). Para atender ao objetivo central, o trabalho foi organizado em termos das seguintes seções: a) introdução geral contextualizando o objetivo; b) breve revisão do Consenso de Washington; c) discussão focada nos princípios diretamente relacionados à NPM; e d) relato de três evidências das disfunções do Consenso de Washington criadas com a implantação da NPM. Finalmente, foi apresentada a Nova Governança Pública (New public governance – NPG) como uma proposta para melhoria das distorções da NPM. Finalmente, após a compreensão de como se deu a aplicação das diretrizes do Consenso de Washington e seus reflexos na administração pública, foi identificado e ressaltado que o conceito da Nova Governança Pública oferece elementos capazes de amenizar e lidar com um número crescente de variáveis características de uma atualidade onde a complexidade inerente é cada vez mais presente. Deve-se destacar a capacidade de generalização das conclusões encontradas, uma vez que o trabalho é teórico e utiliza-se de evidências que foram elaboradas quali-quantitativamente. Assim, este trabalho espera chamar a atenção para as qualidades da NPG e da necessidade de que estudos sejam realizados para acompanhar, analisar e avaliar o futuro resultado operacional da aplicação de suas ideias.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Eduardo Soares Jangutta 09-02-2021 12:50:35

Discussões importantes para refletirmos os rumos da administração pública no contexto brasileiro e sua relação com a NPG. Vocês acreditam que o NPG na América Latina é resultante de processos hegemônicos de construção e universalização do neoliberalismo, da matriz cultural-científica eurocêntrica?

Foto do Usuário Morgany Leite Dos Santos 09-02-2021 12:50:35

Ótimo trabalho. Tema muito bem explorado, escrita impecável e discussão fluida. Deixo algumas sugestões e observações aos autores, porém enfatizando que a qualidade do trabalho independe da implementação dessas sugestões: 1-Alguns pontos carecem de revisão minuciosa, exemplo: na sua terceira citação direta longa a primeira letra está minúscula, o que significa um recorte após o início de uma oração. Quando isso acontece, normalmente utiliza-se "[...]" para indicar que partes da mesma oração foram suprimidas; Na página 13, primeira linha das suas considerações finais, a palavra "da" está destacada, provavelmente devido a revisões; na seção 3 a palavra "Administração" teve uma letra suprimida; acabei não destacando outros poucos erros de digitação que encontrei, no entanto o texto apresenta alguns. Sabendo que de tanto revisar o próprio trabalho, a revisão acaba por ficar viciada e isso por vezes nos impede de ver pequenos erros, por isso recomendo que uma outra pessoa faça essa revisão. 2- Os autores podem apresentar um pouco mais as seções seguintes na introdução, por exemplo, a subseção 4.2 traz conceitos e discussões sobre corrupção, lendo apenas a introdução, não é possível saber que esse tema será posto em discussão. Talvez a antecipação de alguns assuntos e apresentação da estrutura do trabalho como um todo possa despertar mais interesse do leitor, uma vez que este está ciente do que irá encontrar a seguir. Quando a introdução traz a estrutura das seções seguintes, talvez seja válido descrever brevemente o que será encontrado nessas seções, não apenas descrever o título de cada uma. 3- A relevância da pesquisa foi citada no último parágrafo do trabalho, acredito que apesar de versar sobre um acontecimento de 1989 denominado Consenso de Washington, muito da discussão se estende até a contemporaneidade e a riqueza das discussões propostas trazem uma relevância muito maior do que a citada pelos autores. A pesquisa tem muito mais a contribuir do que apenas "chamar a atenção para as qualidades da NPG e da necessidade de que estudos sejam realizados para acompanhar, analisar e avaliar o futuro resultado operacional da aplicação de suas ideias.". Espero ter contribuído para o aperfeiçoamento deste trabalho. Forte abraço aos autores.

Foto do Usuário Nilton César Lima 09-02-2021 12:50:35

Muito bem estruturado o trabalho. Propósito apresentados estão coerentes com a condução do método e coerente com os resultados encontrados.