ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA COOPERATIVA AGRÍCOLA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agronegócios

Acessos neste artigo: 214


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Milena Cecília De Sousa , Gevair Campos , Júlia Magalhães Costa , Taiza Pietra Janjar , Vitória Ferreira Fernandes De Jesus , Raquel Aparecida Alves

ABSTRACT
O presente trabalho, ao levar em conta abordagens teóricas sobre a qualidade de vida no trabalho, teve como objetivo conhecer como essa se dá em uma cooperativa agrícola. Para a coleta de dados e alcance do objetivo foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa, em que foram fornecidas informações por meio de uma entrevista semiestruturada com o responsável pelo departamento de Recursos Humanos, pois deduziu-se que ele tinha as informações necessárias acerca da qualidade de vida no trabalho da cooperativa.  Foi constatado que os aspectos relacionados à qualidade de vida no trabalho como oportunidades de crescimento, salários, condições de trabalho, entre outros, parecem ser garantidos pela cooperativa.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Roberto Tadeu Ramos Morais 09-02-2021 09:50:35

Não estão identificados os objetivos específicos da pesquisa, tão pouco o problema de pesquisa. Ao final da Introdução faltou acrescentar a estrutura do texto. Referencial teórico com alguns dos principais teóricos da temática. Os procedimentos de pesquisa poderiam ser melhor explicitados. Fica a observação de que somente 1 pessoa respondeu a entrevista, ou seja, insuficiente para dar guarida aos resultados analisados. Por fim, uma pesquisa qualitativa com entrevista necessita que as transcrições sejam realizadas de conformidade com que o(a) entrevistado(a) disse.

Foto do Usuário Jackeline Leandro Dublim 09-02-2021 09:50:35

Achei o trabalho excelente! Referencial teórico adequado, resumo objetivo. Porém senti uma carência na metodologia aplicada, pois não encontrei informações pertinentes a respeito de onde foi realizado o trabalho, creio que seria interessante reforçar os materiais e métodos, para que possamos saber onde foi realizado o trabalho. No mais, ficou excelente! Parabéns.

Foto do Usuário Tatielle Belem Langbecker 09-02-2021 09:50:35

A escolha do tema foi excelente. No entanto, algumas sugestões são realizadas, no intuito de aperfeiçoar o trabalho. O objetivo explícito no resumo parece estar incompleto. Quanto ao objetivo exposto na introdução, sugiro que a parte sobre ''conhecer a qualidade de vida no trabalho dos funcionários de uma empresa...'' seja suprimida, afinal não foi isso que os autores pesquisaram, pois os próprios autores anunciam nas considerações finais, a entrevista única como limitação; para que o objetivo fosse cumprido deveriam ter sido entrevistados trabalhadores da cooperativa. Já a segunda parte do objetivo (''verificar questões relacionadas a oportunidades, condições de trabalho, salário, entre outras coisas'') está mais próxima do que os resultados apresentaram: um diagnóstico do setor de RH da empresa. Os procedimentos metodológicos podem ser melhor explorados e apresentados.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.