FORMAS DE ADMISSÃO DE SAFRISTAS EM ÉPOCA DE COLHEITA DE CAFÉ: um caso na região Noroeste de Minas Gerais

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agronegócios

Acessos neste artigo: 245


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Casciano José Da Silva Neto , Raquel Aparecida Alves , Gevair Campos

ABSTRACT
O presente artigo tem como objetivo conhecer como é feita a admissão de safristas na época da colheita do café por uma organização de produção cafeeira de forma coordenada e dentro de um período de tempo para alcançar os objetivos definidos. O trabalho rural possui características próprias, como, por exemplo, as relações que se dão entre empregador e empregado. Esse tipo de contrato por safra é muito usado no meio rural. Trata-se de um contrato específico da atividade rural, em que a duração depende das variações das colheitas. As relações de trabalho rurais são regidas principalmente pela Lei 5.899/73, pelo Decreto 73.626/74 e pela CLT no que couber, por isso são aplicados alguns assuntos referentes à reforma, que são consideráveis para essa relação de trabalho. A prestação de serviços no meio rural se dá de várias formas, pode ser através do trabalho autônomo, cooperado, pelo contrato de parcerias pecuária e agrária, pela empreitada, pelo trabalho eventual dentre outros. A pesquisa é do tipo qualitativa e foi realizada uma entrevista com o chefe do departamento de Recursos Humanos da empresa. A reforma trabalhista a partir da Lei 13.467, de 13 de julho de 2017 trouxe importantes soluções para as relações laborais no campo, amplia os direitos do trabalhador e permite a substituição da antiga figura do “trabalhador volante” ou safrista.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jeane Da Silva Tavares 09-02-2021 09:50:35

Ótimo trabalho e bem apresentado. Achei interessante a apresentação de suas limitações quanto às informações. Tema bastante relevante para o tema que muitas vezes é deixado de lado por produtores cafeeiros.

Foto do Usuário Tatielle Belem Langbecker 09-02-2021 09:50:35

Temática muito importante trazida para a discussão. No entanto, alguns pontos podem ser aperfeiçoados para melhorar a apresentação do trabalho. Uma melhor organização e estruturação da introdução, deixando as citações longas (e se possível, reduzi-las) para a seção específica sobre a revisão teórica do tema; percebo que vários elementos trazidos ao longo do texto,estariam melhor organizados se apresentados na introdução, no intuito de sintetizar a contextualização e construção problemática. Ter um cuidado com a repetição de sentenças em diferentes seções do texto. Como questionamento: qual a motivação para abordar a temática?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.