AS FUNÇÕES DO DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 264


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Raymerson Rodrigues Da Silva , Raquel Aparecida Alves , Gevair Campos

ABSTRACT
O presente estudo teve o objetivo de identificar e analisar as funções exercidas pelo diretor do
Departamento de Recursos Humanos de uma repartição pública. Dessa forma, o referencial
foi composto por conceitos e características sobre administração pública, recursos humanos
na administração pública e departamento de pessoal. A pesquisa caracteriza-se como
qualitativa e bibliografia, além disso, a coleta de dados foi realizada a partir de uma entrevista
contendo questões relacionadas às funções do diretor. Entre os principais resultados pode-se
destacar que as funções do diretor são conferir e calcular as folhas de pagamentos; emissão de
relatórios, declarações e documentação; realizar a admissão e demissão de funcionários;
informações previdenciárias; organizar arquivos, documentos e pastas funcionais; realizar o
atendimento; esclarecer dúvidas de funcionários, entre outras.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Adriano Do R Ribeiro 09-02-2021 09:50:35

Excelente tema , pouco discutido nas instituições públicas muitas vezes não reconhecendo as difíceis atividades dos gestores de recursos humanos , principalmente o diretor de pessoal . A prefeitura tem um número consideravel de funcionários a serem atendidos , o que pelas pesquisas efetuadas , sobrecarregam o gestor . Acredito que no artigo ficou faltando alguma diretriz do que fazer , para melhorar o difícil trabalho do gestor . Mostrou sim as dificuldades mas não percebi propostas de melhoria . Excelente trabalho , autor está de parabéns

Foto do Usuário Roger Dos Santos Rosa 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante, explorado com metodologia pertinente. Sugere-se ampliação da revisão da literatura. A entrevista poderia ter abrangido mais detalhes como por exemplo variáveis relativas a formação, capacitação, treinamento e desenvolvimento/evolução na carreira do entrevistado, além de perspectivas, eventuais aspectos políticos, articulação com outros setores da administração (financeiro, logística, etc) e outros.

Foto do Usuário Wilma Pedroza De Rezende 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresentou um tema relevante para a administração pública e que poderia ter sido ampliado à literatura bibliográfica. O objetivo proposto identificar e analisar as funções exercidas pelo diretor do Departamento de Recursos Humanos de uma repartição pública foi alcançado pelos métodos apresentados. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios, mas sugiro propostas para melhorar as funções exercidas pelo diretor do Departamento de Recursos Humanos de uma repartição pública. Parabéns pelo artigo ! Wilma Pedroza de Rezende

Foto do Usuário Paulo Henrique Meneses Brasil 09-02-2021 09:50:35

O tema do artigo é relevante e nunca deixa de ser atual, dadas as constantes mudanças pelas quais a administração pública passa. Sinto que faltou uma revisão de literatura mais robusta, principalmente com autores que tratam da gestão de pessoas no serviço público, considerando-se as suas especificidades. Há ainda alguns erros de português e referências mencionadas sem seguirem às normas de formatação. Como questionamento e já servindo para fins de sugestão para futuros trabalhos, deixo a seguinte pergunta: de que forma a legislação do municípios facilita ou dificulta o desempenho das funções pelo diretor de recursos humanos entrevistado, tendo em vista que o servidor público só pode fazer o que a Lei lhe permite?

Foto do Usuário Camila Do Nascimento Nunes 09-02-2021 09:50:35

O artigo tem potencial para trabalhar um assunto relevante que é a gestão de pessoas no setor público. Acredito que é necessário um aprofundamento do tema como um todo, buscando trazer autores que estudando e analisam sobre a temática. Acredito que o artigo não conseguiu atingir seu objetivo, pois sentir falta de uma análise nos resultados, bem como conclusões mais concretas e reflexivas nas considerações finais. Sugestão: Buscar realizar uma análise crítica a partir dos dados obtidos, pois acredito que tem potencial para extrair mais fatos relevantes. Além disso, tente ser mais sutil com relação a descrição do entrevistado, se houver termo de sigilo. Sugiro entrevistar mais diretores para ter uma ciência melhor de como funcionar realmente o cargo. Questionamento: Como foi feito o processo para definir o foco da pesquisa?

Foto do Usuário Mikael Ferreira Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho! Realmente essa temática é pouco explorada. Dessa forma, este artigo trás consigo grandes contribuições para essa discussão. Como questionamento: de que forma foi feito a escolha da instituição ? Por que não foram feitas análises em outras instituições públicas ? Como sugestão: que essa pesquisa possa ser aplicada em outros ambientes e com um quantitativo maior de funcionários. Parabéns!

Foto do Usuário Michelle Castanho Machado 09-02-2021 09:50:35

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.