ENSINO LATO SENSU, QUALIDADE E ACESSO SOB A ÓTICA DE QUEM CURSOU

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 3


Certificado de publicação:
Certificado de Pablo Marlon Medeiros da Silva

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Juliana Carvalho De Sousa , Jéssica Cardoso Pinho , Arthur William Pereira Da Silva , Pablo Marlon Medeiros Da Silva , Ahiram Brunni Cartaxo De Castro

ABSTRACT
A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o processo de democratização do ensino lato sensu por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Universidade Estadual do Ceará, à luz da percepção de alunos de um curso de pós-graduação. O estudo possui abordagem qualitativa e natureza descritiva, aplicando-se uma entrevista semiestruturada a seis entrevistados de um total de 30 concludentes no ano de 2018 da turma de Gestão Pública do polo de Mauriti-CE, sendo os dados submetidos à Análise de Conteúdo baseada em Bardin (2011). Os resultados apontaram para o processo de democratização, revelando fatores positivos como autonomia, comodidade e flexibilidade do processo de aprendizado, que garante a todos o direito de estudarem onde, quando e como quiserem, garantindo a universalização da aprendizagem. Constatou-se também desafios, como as dificuldades de alguns respondentes para tirar dúvidas e a lentidão para absorver conteúdos, quando comparado aos cursos presenciais. O trabalho contribuiu para a afirmação do programa UAB-UECE como política pública de ampliação do ensino superior, lato sensu, gratuito e proporcionou uma avaliação positiva do curso de Gestão Pública na modalidade a distância.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário James Santos Do Bomfim 09-02-2021 12:50:35

Parabenizo os autores pelo bom artigo apresentado. Minhas contribuições: - o artigo foi escrito em 2018 e não foi atualizado. Acredito que é importante que o conteúdo seja enriquecido com novas referências de 2019/2020. Acredito que assim a possibilidade de publicação seja ampliada. No mais, o artigo está muito bem escrito, fundamentado e apresentado.

Foto do Usuário Vanessa Seefeld 09-02-2021 12:50:35

Parabéns pela pesquisa, temática interessante e apresenta relevância quanto a expansão do Ensino a Distância no país. O texto está bem escrito e fluído, a metodologia bem aplicada e os resultados promovem uma importante reflexão sobre a utilização do Ensino a Distância e os desafios enfrentados para se adaptar a este formato, que requer pró atividade e protagonismo do estudante.